Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

ESCADARIA SELARÓN, UM LUGAR CHEIO DE ARTE E CORES.

Olá viajantes! Eu sou a Joice Lima, sou fotografa e agente de viagem, aqui no Rio de Janeiro. E o trabalho do agente de viagens, para quem não sabe, vai muito além da venda de pacotes de viagens!

Além de planejar, organizar e providenciar todos os itens da cadeia produtiva do turismo, também é responsabilidade do agente de viagem, prestar o serviço de consultoria. E por isso, há um tempo atrás eu criei o blog, com objetivo de que ele funcione como um guia turístico digital e gratuito. E eu sei que tem gente que me acompanha nas redes sociais de outros estados, além dos turistas que eu recebo, por causa dos tours fotográficos, e eles sempre me pedem informações sobre o turismo aqui no Rio de Janeiro.

Hoje vou começar falando sobre um dos pontos turísticos mais visitados aqui no Rio. Então nesse artigo, vocês vão saber sobre a história, dicas do lugar, como chegar lá, o que tem de legal por perto, onde comer, onde se hospedar e todas as dicas uteis que você precisa saber antes de ir.

A bela e colorida Escadaria Selarón, é uma obra arquitetônica do artista Chileno Jorge Selarón, um mosaico a céu aberto, que ao meu ver, é uma obra poética, cheia de arte, cores e poesia, que fica entre os bairros da Lapa e Santa Teresa, zona central do Rio de Janeiro.

HISTÓRIA  DA ESCADARIA SELARÓN:

A Escadaria tem 125 metros de comprimento, 215  degraus e, é coberta por mais de 2 mil azulejos, que inicialmente eram retirados de resíduos de lixo urbano, mas com o tempo, Selarón começou a receber doações de azulejos de vários lugares do mundo, pra completar sua arte. Dos 2 mil azulejos, 300 foram pintados á mão, sempre retratando uma grávida africana, no qual ele dizia ser um problema pessoal do passado dele.

Jorge Selarón era chileno, radicado no Brasil desde 1983, mas antes de resolver ficar no Brasil, viajou mais de 50 países como ceramista.

Em 1990, o artista viu a necessidade de fazer manutenção na antiga escada,  que estava em péssimo estado de conservação, suja, mal cuidada, e segundo informações era reduto de usuários de drogas, trafico e até prostituição.

Então, ele resolveu homenagear o povo brasileiro e começou a colocar os azulejos nos degraus da escadaria, com destaques no verde e Amarelo, que também o motivou devido a aproximação da copa do mundo de 1994. E aos poucos, Selarón foi trazendo vida aquela escada feia e sem graça. No início, muitas pessoas da vizinhança, zombavam e achavam super brega! Mas mal sabiam eles, que alguns anos depois, a escadaria se tornaria tão famosa e um dos pontos turísticos mais desejados do mundo, e ainda seria cenário de gravação do clipe do  Snoop Dogg. Te mete com Selarón! (risos). 


Em 2005, o local foi “tombado” pela prefeitura, para preservação do seu valor histórico, e Jorge Selarón, recebeu o título de  cidadão honorário do Rio de janeiro. E apesar disso, Selarón nunca teve incentivo cultural ou verba pública pra fazer essas melhorias, nem ao menos ajuda de empresas privadas. Sempre recebeu doações e vendia seus quadros para financiar sua arte, em seu atelie, que ficava ali mesmo na escadaria Selarón.

Um cara genial, que vivia da arte, fez história, transformou um lugar, mas que infelizmente passou até por necessidades financeiras. E ele sempre afirmava “esse sonho só vai acabar no dia da minha morte”.

Em 2013, foi encontrado morto na Escadaria,  aos 67 anos, o motivo é desconhecido, embora na época o crime tenha sido suspeito como homicídio ou suicídio.

DICAS SOBRE A ESCADARIA:

Eu sei que além de conhecer, vocês gostam de tirar fotos, e eu já vou logo adiantar, que o lugar vive sempre lotado! 

Tem dias que a fila é tão enorme pra tirar fotos, que as pessoas até fotografam com gente no fundo mesmo, e o importante, com certeza, é a lembrança, por que as vezes, se a gente for esperar demais, a gente acaba perdendo o dia na fila.

Isso porque essa atração turística, é uma das mais famosas do Rio fora do Brasil, a terceira mais visitada do Rio. Diariamente chegam várias vans lotadas de turismo receptivo e param por lá, a partir das 9h, e dificilmente vocês conseguem fotos sem que ninguém apareça.

Então, se quiserem pegar o lugar “vazio”, cheguem por volta de 7h00 à 8h00 da manhã, ou depois das 17h00. E, é óbvio que pra mim, cheio é melhor, por conta do calor humano, mas vazio é bom pra quem gosta de tirar fotos, assim como eu.

Uma dica importante, é que nem todos sobem até lá em cima, então se vocês tiverem disposição, subam até lá, pois é menos cheio, ou sigam minha dica do ângulo, e escolham uma perspectiva de ângulo que não mostre tanto as pessoas na foto. Eu já dei essa dica lá no meu instagram de fotografia, então, se vocês ainda não me seguem por lá, fica a dica: @rotinatripturismo

Explorem o Rio de Janeiro com a melhor fotografa e guia de turismo do Rio de Janeiro.

Atenção: Não recomendo subir para Santa Teresa pelo caminho do final da escadaria, apesar de eu já ter ido sozinha, hoje em dia não recomendo, pois há relatos de assalto. O ideal é subir de bonde, se quiserem viver a experiência, ou de uber que custa em média 6,00 até lá, ou peguem ônibus.

Leiam também: O que fazer em Santa Teresa? As melhores dicas!

COMO CHEGAR NA ESCADARIA SELARÓN?

Endereço: R. Joaquim Silva, S/N – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20241-110. Aberto 24h, mas o ideal é visitar entre 07h ás 18h.

Metrô:

A melhor opção é o metrô até a estação da Cinelândia ou estação da Carioca. E da Cinelândia pra lá a pé, são 10 minutos e 15 minutos da estação da Carioca.

A pé:

Pra quem está hospedado no centro, ou próximo á Lapa, também dá pra ir a pé, ou pegar um Uber que certamente, vai dar baratinho. Da lapa até a escadaria a pé, são 5 minutos, já outros locais do centro, são entre 15 a 20 minutos.

Aeroporto Santos Dumont:

Pra quem vem pelo aeroporto Santos Dumont, ou até mesmo faz escala, pode pegar um Uber , por que é muito pertinho, são 10 minutos de carro.

Aeroporto do Galeão:

Já o aeroporto do Galeão (na ilha) até a escadaria, leva 25 minutos de carro, mas dependendo do dia e horário, vocês poderão enfrentar muito engarrafamento e perder parte da viagem no transito. Então a melhor opção, é pegar o BRT + Metrô.

Como funciona?

No aeroporto do Galeão, existem duas estações de BRT:

Estação Galeão Tom Jobim 1 (que fica na porta H do desembarque do terminal 1) e a estação Galeão Tom Jobim 2 ( que fica na porta D do desembarque do terminal 2).

Depois que vocês  pegarem o BRT, será necessário fazer a integração com metrô, na estação Vicente de Carvalho, até a estação da Cinelândia,  dali até a escadaria, são 8 minutos a pé.

ONDE COMER PRÓXIMO A ESCADARIA ?

Próximo a escadaria, tem restaurante, lanchonete, e também muitos vendedores ambulantes, mas o lugar que eu mais gosto de comer ali, e recomendo pela qualidade e custo beneficio, é o café cultural da Bel.

Fui muito bem atendida pela Isabella (funcionária do local), nas vezes que estive por lá. Já levei alguns clientes e eles sempre amam o bolo de chocolate caseiro que tem lá, e que eu gosto de comer acompanhado de um delicioso café carioca, e pago um total de 8,00.

O ambiente é muito agradável, os lanches são saborosos, o preço é justo, e até barato ao meu ver, e fica logo ali de frente a escadaria mesmo.

Aberto de segunda quinta, de 09h00 às 20h00, às sextas até às 21h00 e aos sábados até às 22h00 (não abre aos domingos). 

Além dessas dicas, a Escadaria Selarón, está bem próxima da Lapa, que é um dos principais pontos gastronômicos da cidade e fica á 5 minutos a pé.

ONDE SE HOSPEDAR?

Selina Lapa Rio

Já pensou, vir para o Rio de Janeiro e se hospedar num hotel com essa vista maravilhosa da arquitetura carioca?

O Selina Lapa Rio, está localizado no Largo da Lapa, 9 centro do Rio de Janeiro – RJ. Fica de frente aos arcos da Lapa mesmo, e logo na esquina da rua da escadaria Selarón.

Um conceito muito inovador de hospedagem. O Selina é uma rede de hoteis e hostels espalhados pelo mundo, super conhecida e recomendada. Tem uma parte que funciona como hotel e outra que funciona como hostel, que eu chamo de hostel padrão 5 estrelas. Nem parece que você está hospedado em um hostel! E o melhor, é que o preço é justo, sabe?

O Selina Lapa Rio ainda conta com um espaço que funciona como coworking, que você pode alugar para trabalhar e ainda tem esse rooftop da foto acima, que tirei na última vez que estive lá. Maravilhoso né? Na época que eu postei essa foto no instagram a primeira vez, o espaço ainda era novidade, e o pessoal ficou doido rs.

Além de conhecer o lugar, eu também já me hospedei lá, durante uma reunião com outras blogueiras e agentes de viagem que participei, e por isso recomendo!

Apesar do luxo para um hostel, o preço, é preço de hostel mesmo, e o lugar também tem hotel, pra quem prefere privacidade.

Comentem aí, se vocês querem que eu fale mais sobre ele…

Windsor Astúrias Hotel

O Windsor Astúrias, também pertence a uma rede de hoteis, bem conhecida e recomendada. Também está localizado próximo a Escadaria Selarón, na rua de frente para estação de metrô da Cinelândia, o que é ótimo, por que a maioria dos principais pontos turísticos do Rio, tem acesso através do metrô.

Nunca me hospedei por lá, por isso não tenho fotos, mas uma cliente minha se hospedou e gostou muito, por isso estou recomendando pra vocês.

R. Senador Dantas, 14 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-204.

Tem outros hotéis obviamente, mas eu gosto de indicar quando eu conheço ou tenho boas referencias. Quem sabe eu, como agente de viagem não visito alguns e conto pra vocês em uma outra publicação.

LUGARES PRÓXIMOS PARA CONHECER:

Que tal aproveitar sua ida a Escadaria Selarón e conhecer outros lugares próximos? Eu separei logo abaixo, outros artigos aqui do blog, onde você poderá ler sobre esses lugares:

Leiam também: O que fazer em Santa Teresa? As melhores dicas!

Leiam também: conheçam o Parque das Ruínas em Santa Teresa.

Leiam também: como chegar no Mirante Dona Marta.

Leiam também: o que fazer na Lapa? Onde comer e se hospedar?

Eu preparei e esse artigo com muito carinho, eu sempre estudo, pesquiso, vou atrás para trazer um conteúdo que seja realmente útil. Não é algo copiado da internet, e de verdade, eu deposito muita energia nisso aqui, para que esses conteúdos ajudem pessoas de fato. E espero que tenha ajudado vocês e tenham gostado das dicas e história do lugar.

Se estiverem no Rio de Janeiro, e precisarem de fotografa para fazer um tour fotográfico  nos pontos turísticos da cidade, estou a disposição, me chamem no whatsapp.

Grande abraço!

Texto:  Agente  de viagem Joice Lima, equipe Rotina Trip.

Deixe um comentário  sobre o que você achou da postagem, sua dúvida ou sugestão: