Segunda-feira, 31 de agosto de 2020

CONHEÇAM O PARQUE DAS RUÍNAS EM SANTA TERESA

Olá! Eu sou a Joice Lima, agente de viagem e consultora aqui no blog, e hoje eu vou falar sobre o centro cultural Municipal Parque das Ruínas. Um casarão com uma arquitetura antiga, linda, cheia de história e cultura, e um mirante 360° onde é possível contemplar a beleza da arquitetura carioca e suas paisagens.

Um lugar pouco conhecido entre os próprios cariocas, ótimo para ir com a família, amigos, sozinho, em casal, tanto faz. Tem o mirante, que você pode ficar ali conversando e apreciando a vista da cidade, tem arte e cultura, teatro, música, e de vez em quando rola até um samba. Ficaram curiosos? Então continuem lendo essa publicação, para saberem um breve resumo da história, dicas e como chegar lá. 

O Parque das Ruínas é um centro cultural do município do Rio de Janeiro, localizado no bairro de Santa Teresa.

Dentro do espaço cultural tem programação para toda a família; teatro, galeria de arte, então sempre tem exposições de artes no local.

Do lado de fora, tem um espaço que as vezes rola espetáculos infantis, yoga, tem também um palco que de vez em quando, eles fazem eventos de música, gastronomia, e até samba.

Além disso, o espaço conta com uma vista linda da cidade, dá para ver os Arcos da Lapa e a arquitetura do centro da cidade, o pão de açúcar, a ponte Rio Niterói, etc.

O local possui lanchonete, banheiros, bebedouros, mas eu recomendo vocês levarem suas próprias garrafinhas, eu já frequento o lugar a alguns anos e das vezes em que bebi água, sempre senti um gosto estranho, pode ser que tenha mudado, mas é bom prevenir!

O espaço também é bastante usado como locação fotográfica entre os fotógrafos. Então já fica aí a dica de um espaço legal para fazer ensaio fotográfico no Rio, mas precisa de agendamento.

Como agendar?

Para agendar ensaios fotográficos, basta enviar e-mail para: cultura.parquedasruinas@gmail.com

Leiam também: O que fazer em Santa Teresa? As Melhores Dicas!


HISTÓRIA DO PARQUE DAS RUÍNAS:

O Parque das Ruínas, é um resquício do Palacete Murtinho Nobre, construído entre 1898 e 1902. Casa da Laurinda Santos Lobo, que era herdeira de uma família muito rica e poderosa da época.

Laurinda era considerada uma Mecenas na Bella Époque carioca, ou seja, ela incentivava, protegia e patrocinava a arte, durante o período considerado pelos franceses como Bela época. Laurinda era rica e tinha influencia, gostava de arte e por isso, investiu e abriu as portas de sua mansão para reunir artistas e intelectuais da época como, Villa Lobos e Tarsila do Amaral.

Alguns anos após sua morte, a mansão ficou abandonada, e por ela não ter deixado herdeiros, acabou ficando abandonado, e por consequência disso, acabou virando ruínas, que é de onde surgiu o nome Parque das Ruínas.

Alguns moradores da época, chegaram a contar, que houve invasão dentro da casa, e chegaram até saquear alguns objetos. E só depois de um tempo, em 1997, o poder público revitalizou o lugar, que hoje funciona como um centro cultural, todo voltado pra essa questão artística, mantendo ali a essência do que foi a casa da Laurinda, e assim, continuando como um local de investimento cultural e artístico.

COMO CHEGAR NO PARQUE DAS RUÍNAS:

O Parque das Ruínas está localizado na Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ. E tem várias opções para vocês chegarem lá:


Como funciona?


No aeroporto do Galeão, existem duas estações de BRT: estação Galeão Tom Jobim 1 (que fica na porta H do desembarque do terminal 1) e a estação Galeão Tom Jobim 2 (que fica na porta D do desembarque do terminal 2). Depois que vocês pegarem o BRT, será necessário fazer a integração com metrô, na estação Vicente de Carvalho, até a estação da Carioca, e de lá caminhar 5 minutos até a estação do bonde na rua Lélio Gama.

Leiam também: O que fazer em Santa Teresa? As Melhores Dicas!


DIA E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
Funciona de terça a domingo das 08h00 ás 18h00 com entrada gratuita.

Observação: Até a presente data, o parque está fechado temporariamente devido a pandemia de Covid-19. Consultem a reabertura antes de visitarem.

DICAS E INFORMAÇÕES UTEIS:
Usem roupas e sapatos confortáveis, levem uma garrafinha de água e protetor solar em
dias de sol. Em função da pandemia, respeitem as instruções de saúde, usem máscara e álcool gel.

O local não é perigoso, mas com certeza requer atenção como em qualquer lugar do mundo, já teve relatos de assaltos, mas eu frequento lá há anos e até
já fui muitas vezes sozinha e nunca presenciei nada, mas estou sempre atenta e
cuidadosa, como em todo lugar que vou!

Preparei essa publicação com muito carinho, espero ter ajudado! Se tirarem alguma foto
por lá, marquem na hastag #rotinatrip eu vou amar ver, curtir e comentar.
Explorem Santa Teresa com a melhor fotografa do Rio de Janeiro.

Beijos, até a próxima!
Texto:  Agente  de viagem Joice Lima, equipe Rotina Trip./ Todas as imagens são autorais. 

Deixe um comentário  sobre o que você achou da postagem, sua dúvida ou sugestão: