segunda-feira, 31 de agosto de 2020

CONHEÇAM O PARQUE DAS RUÍNAS EM SANTA TERESA.

Olá! Eu sou a Joice Lima, agente de viagem e consultora aqui no blog, e hoje eu vou falar sobre o centro cultural Municipal Parque das Ruínas. Um casarão com uma arquitetura antiga, linda, cheia de história e cultura, e um mirante 360° onde é possível contemplar a beleza da arquitetura carioca e suas paisagens.

Um lugar pouco conhecido entre os próprios cariocas, ótimo para ir com a família, amigos, sozinho, em casal, tanto faz. Tem o mirante, que você pode ficar ali conversando e apreciando a vista da cidade, tem arte e cultura, teatro, música, e de vez em quando rola até um samba. Ficaram curiosos? Então continuem lendo essa publicação, para saberem um breve resumo da história, dicas e como chegar lá. 



O Parque das Ruínas é um centro cultural do município do Rio de Janeiro, localizado no bairro de Santa Teresa.

Dentro do espaço cultural tem programação para toda a família; teatro, galeria de arte, então sempre tem exposições de artes no local.

Do lado de fora, tem um espaço que as vezes rola espetáculos infantis, yoga, tem também um palco que de vez em quando, eles fazem eventos de música, gastronomia, e até samba.

Além disso, o espaço conta com uma vista linda da cidade, dá para ver os Arcos da Lapa e a arquitetura do centro da cidade, o pão de açúcar, a ponte Rio Niterói, etc.


O local possui lanchonete, banheiros, bebedouros, mas eu recomendo vocês levarem suas próprias garrafinhas, eu já frequento o lugar a alguns anos e das vezes em que bebi água, sempre senti um gosto estranho, pode ser que tenha mudado, mas é bom prevenir!

O espaço também é bastante usado como locação fotográfica entre os fotógrafos. Então já fica aí a dica de um espaço legal para fazer ensaio fotográfico no Rio, mas precisa de agendamento.

Como agendar?

Para agendar ensaios fotográficos, basta enviar e-mail para: cultura.parquedasruinas@gmail.com

Leiam também: O que fazer em Santa Teresa? As Melhores Dicas!

HISTÓRIA DO PARQUE DAS RUÍNAS:


O Parque das Ruínas, é um resquício do Palacete Murtinho Nobre, construído entre 1898 e 1902. Casa da Laurinda Santos Lobo, que era herdeira de uma família muito rica e poderosa da época.

Laurinda era considerada uma Mercenas na Bella Époque carioca, ou seja, ela incentivava, protegia e patrocinava a arte, durante o período considerado pelos franceses como Bela época. Laurinda era rica e tinha influencia, gostava de arte e por isso, investiu e abriu as portas de sua mansão para reunir artistas e intelectuais da época como, Villa Lobos e Tarsila do Amaral.

Alguns anos após sua morte, a mansão ficou abandonada, e por ela não ter deixado herdeiros, acabou ficando abandonado, e por consequência disso, acabou virando ruínas, que é de onde surgiu o nome Parque das Ruínas.

Alguns moradores da época, chegaram a contar, que houve invasão dentro da casa, e chegaram até saquear alguns objetos. E só depois de um tempo, em 1997, o poder público revitalizou o lugar, que hoje funciona como um centro cultural, todo voltado pra essa questão artística, mantendo ali a essência do que foi a casa da Laurinda, e assim, continuando como um local de investimento cultural e artístico.

COMO CHEGAR NO PARQUE DAS RUÍNAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário