26 jan, 2019

Seguro viagem, tudo que você precisa saber!

Olá viajantes! Hoje irei falar algo muito importante na viagem, que muitas vezes não damos importância, até precisarmos dele, o seguro viagem!

Ninguém viaja pensando que vai acontecer algo ruim, sempre esperamos o melhor da viagem, é claro! E eu sei que as vezes, tem muita gente que pensa “puts! Vou ter que gastar dinheiro com isso? E se nada me acontecer?”, mas imprevistos podem acontecer e precisamos estar preparados, caso aconteça, porque não temos como controlar o que acontece.

O seguro é um gasto a mais na viagem, mas é tão barato, e além do mais, se acontece algum acidente ou alguém passa mal, dependendo do que for, vão gastar muito mais… ainda mais em viagens internacionais, onde desconhecemos, se aquele determinado país tem assistência pública, que geralmente não tem, quanto custa, como funciona o sistema de saúde, etc.

Além disso, em alguns países, o seguro viagem é obrigatório. Nos EUA não é, porém o atendimento médico é caríssimo! Viagem de cruzeiro então, nem se faça, então, a primeira coisa que eu tenho a dizer é, seguro viagem vale a pena, é importante, e é super barato!

Eu já planejava falar sobre o assunto, mas confesso que quem me motivou a abordar sobre isso hoje, foi a Bruna do @brunaesuasviagens uma viajante muito querida que me acompanha no instagram. Ela me perguntou qual melhor seguro viagem, e qual eu indico e pediu pra eu falar um pouco sobre o assunto. Então vamos lá:

O que é seguro viagem, para que serve e qual sua importância?

O seguro viagem é uma assistência temporária que lhe assiste durante um determinado período de sua viagem e não um plano de saúde. Não está relacionado com o seguro da van ou do ônibus que você  vai  fazer a excursões, aquele seguro ali, é do transporte, enquanto você está dentro dele. Também não é o seguro da companhia aérea, enquanto você está dentro do voo, o seguro viagem é dá viagem como um todo.

Suas principais garantias além de atendimento 24h em português, são despesas médicas, hospitalares, odontológicas e farmacêuticas, e ainda cobrem alguns tipos de exames médicos, atendimento de emergência, extravio de bagagem, danos á mala ou gastos derivados ao atraso de bagagem, regresso antecipado ou cancelamentos por motivos de força maior, assistência jurídica, pagamentos de fiança, translado médico, assistência em caso de morte, regresso sanitário, em caso de acidente ou doença grave, onde o viajante tenha que retornar com urgência ao seu país, e suporte ao viajante desde um telefonema urgente até a assistência ao consulado, conforme plano contratado.

Alguns tipos de seguro viagem também cobrem doenças pré existentes, mas lembrando que, para doenças pré existentes, o seguro só irá cobrir emergências. Como já disse, não é um plano de saúde, onde você pode fazer consultas especializadas, e sim uma assistência emergencial durante um determinado período. É uma garantia para que o viajante não fique desamparado, caso ocorra esses imprevistos. E em alguns casos  inclusive, o médico vai até você e presta assistência de onde você estiver sem cobrar taxa extra.

Qual seguro viagem eu indico?

O melhor seguro viagem na minha opinião, é aquele que atende as minhas necessidades e melhor me assiste. O ideal é analisar, o que o seguro viagem cobre e o que não cobre, pois cada viajante, tem uma necessidade diferente durante a viagem, então analisem se irão viajar para praticar esportes radicais, onde o risco de acidente é maior, se está viajando grávida, se vai com criança ou idosos, se já tem alguma doença pré existente que nesses casos são indispensáveis, ou se é apenas uma viagem a turismo porque aí vocês também irão precisar, mas podem contratar um mais básico. E aí, é importante vocês analisarem o seguro que melhor atendem essas necessidades e cobrem esses tipos de assistência.

E respondendo a pergunta da @brunaesuasviagens o melhor seguro na minha opinião e acredito que na opinião da maioria das pessoas é o Seguros Promo do grupo Belvitur, que atua no setor de viagens a mais de 53 anos. Eles trabalham com as mais diversas seguradoras de viagem, como a Travel Ace, Assist Trip, April Brasil, Assist Card, ITA Travel, Itermac, Affinity e a Seguro GTA.

A Seguros Promo oferece diversos opções de assistência de viagem e tem seguros com coberturas diversas; planos para quem vai viajar para EUA, Asía, Europa, pra quem vai fazer intercâmbio, pra quem vai viajar grávida,, praticar esportes radicais, etc. E eu tenho muita honra, em ser parceira  deles. Não fui paga para falar nada disso, como vocês sabem sou agente de turismo e sei o quando o seguro viagem é importante, eu criei o blog por que amo escrever, e poder dar essas dicas, é um grande prazer pra mim, não ganho nenhum real com isso ainda. Ter iniciado essa parceria com a  Seguros Promo, é apenas um detalhe no qual sou muito grata.

Para contratar qualquer tipo de seguro viagem da Seguros Promo, basta clicarem AQUI para serem direcionados, ou no banner na lateral do blog. Usando o código de descontos ROTINATRIP5 vocês ganham 5% de desconto. É super fácil, simulei aqui agora o seguro viagem pra portugal, por exemplo: Portugal, de 16 á 23 de outubro (7 dias) e ficou em 71,62 já com desconto aplicado. *Lembrando que o valor varia de acordo com a cobertura escolhida.

Quais países o seguro viagem é obrigatório?

Bom, aqui na América do Sul nenhum país o seguro viagem é obrigatório, excedo na Venezuala, que fica claro o por quê né? Mas é bom ter um seguro viagem, ainda mais se forem viajar para lugares como Ushuaia, Bariloche, cajon del maipo,  com objetivo de ver a neve. Não estamos acontumados com frio, então não é bom arriscar, além do mais os únicos países da América do sul que tem atendimento médico gratuito á estrangeiros não residentes ao país, é o Brasil, Paraguai e Argentina, o Chile só em caso de risco de morte e nos demais é “te vira querido!”

Nos Estados Unidos como disse, não é obrigatório, porém não existe saúde pública, passou mal lá sem seguro viagem ferrou, por que é tudo muito caro!

Na Europa, a maioria dos países o seguro viagem é obrigatório conforme estabelecido pelo acordo Shengen, que visa garantir que os viajantes possam arcar com suas despesas no país caso haja imprevistos.

Informações importantes para quem contrata seguro viagem: 

Guardem os recibos e notas fiscais de todo medicamento que comprarem na viagem para requerer reembolso conforme plano de cbertura escolhido. Guardem recibos de consultas, exames, laudos médicos, se precisarem.

Não deixem de ser sobre o plano de cobertura do seguro contratado. Lembrem-se de levar o descritivo e número da apólice do seguro anotado ou impresa. Além disso levem com vocês o número da seguradora, caso precisem acionar o seguro ou precisem de suporte. Em caso de viagem internacional, levem o número do consulado brasileiro, se precisarem de suporte. Isso aplica-se a quem vai ou não contratar o seguro viagem. Eu sei que tudo hoje em dia é internet, mas vai que você perca seu celular ou fique sem internet…

Lembrem-se de ler e guardarem a cópia do contrato. Ás vezes tem cobertura que a gente nem sabe que está incluso e que as vezes precisa durante a viagem.

Em caso de danos á mala, reclamem logo no aeroporto, não deixem pra depois. A dica é tirem foto da mala antes de despacha-la.

Não se preocupem com a questão do atendimento, se tiverem em outro país. pois o atendimento é em português.

Espero ter ajudado! Já passou algum perrengue em viagem por não ter comtratado seguro viagem? Me contem ai nos comentário. Beijos!

Rotina Trip

Tags:

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

2 Comentários

  • […] Leia também: Seguro viagem, tudo que você precisa saber! […]

  • […] Leia também: Seguro viagem, tudo que você precisa saber!O roteiro e mala de viagem:Por fim, montem o roteiro da viagem para agilizar e arrumem as malas com pelo menos três dias de antecedência. Isso facilita muito, tira um pouco daquela tensão que a ansiedade deixa antes de viajar e vocês terão mais tempo para descansarem antes da viagem e menas coisas para se preocuparem. […]