Posts arquivados em Dia: 12 de fevereiro de 2020

12 fev, 2020

ESCADARIA SELARÓN, UM LUGAR CHEIO DE ARTE E CORES.

Olá viajantes! Eu sou a Joice Lima, fotografa e agente de viagem aqui no Rio de Janeiro. E como vocês sabem, o trabalho do agente de viagens, além de planejar, organizar e providenciar todos os itens da cadeia produtiva do turismo, é também prestar serviço de consultoria de viagens.

E por isso, hoje estou de volta com as postagens do blog, pois eu sei que tem gente que me acompanha no instagram e principalmente no facebook, e sempre me pedem informações sobre o turismo aqui no Rio de Janeiro. E por trabalhar também com tour fotográficos nos pontos turísticos, tenho recebido turistas de outros estados e eles sempre tem muitas dúvidas.

Então, tirei um tempinho pra voltarcom as dicas aqui no blog, e hoje vou começar falando sobre a famosa EscadariaSelarón, já que estou sempre por lá.

Nesse  artigo, você vai saber sobre a história, como chegar lá, o que tem de legal por perto, onde comer, onde se hospedar e todas as dicas uteis que você precisa saber antes de ir.

A Escadaria Selarón é um mosaico a céuaberto, que fica entre os bairros da Lapa e Santa Teresa, zona central do Riode Janeiro.

Endereço: R. Joaquim Silva, S/N – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20241-110

Aberto 24h, obviamente, já que é umarua, mas o ideal é visitar entre 7h ás 19h, pois antes e depois disso, o lugaré um pouco deserto.

E por falar em horário pra visitar, eu sei que além de conhecer, vocês gostam de tirar fotos, e já vou adiantar que o lugar vive sempre lotado, até em dias de chuva, sério!  Tem dias que a fila é enorme pra tirar fotos, isso porque essa atração turística é uma das mais famosas do Rio fora do Brasil. Diariamente chegam várias vans lotadas de turismo receptivo e param por lá, a partir das 9h, dificilmente vocês conseguem fotos sem que ninguém apareça.

Então, se quiserem pegar o lugar “vazio” ou dependendo do dia “menos cheio”, cheguem por volta das 7h30 a 8h, ou depois das 17h, que é quando começa a esvaziar.

Uma dica importante, é que nem todos sobem até lá em cima, por que são muitos degraus, então se vocês tiverem disposição, subam até lá, pois é menos cheio, ou sigam minha dica do ângulo, e escolham uma perspectiva de ângulo que não mostre tanto as pessoas na foto.

Como chegar na Escadaria Selarón?

A melhor opção é o metrô até a estaçãoda Cinelândia. Eu vejo muitas pessoas indicando a estação da Carioca, quetambém é perto, mas a da Cinelândia para chegar até a Esacadaria, é ainda maispróxima.

Pra quem está hospedada no centro, oupróximo á Lapa, também dá pra ir a pé, ou pegar um Uber que certamente, vai darbaratinho.

Pra quem vem pelo aeroporto SantosDumont, ou até mesmo faz escala, pode pegar um Uber ou até ir a pé, é muitopertinho. São 10 minutos de carro e 20 a pé. Já o aeroporto do Galeão (na ilha)até a escadaria, leva 25 minutos de carro, mas dependendo do dia e horário,vocês poderão enfrentar muito engarrafamento e perder parte da viagem notransito. Então a melhor opção, é pegar o BRT + Metrô.

No aeroporto do Galeão, existem duasestações de BRT:

Estação Galeão Tom Jobim 1 (que fica na porta H do desembarque do terminal 1) e a estação Galeão Tom Jobim 2 ( que fica na porta D do desembarque do terminal 2). Depois que vocês  pegarem o BRT, será necessário fazer a integração com metrô, na estação Vicente de Carvalho, até a estação da Cinelândia,  dali até a escadaria, são 8 minutos a pé.

HISTÓRIA  DA ESCADARIA SELARÓN:

A escadaria, é uma obra arquitetônica epoetica de Jorge Selarón, cheia de arte, cores e poesia. Tem 125 metros decomprimento, 215  degraus e, é cobertapor mais de 2 mil azulejos, que inicialmente eram retirados de resíduos de lixourbano, mas com o tempo, começou a receber doações de azulejos de várioslugares do mundo, pra completar sua arte.

Dos 2 mil azulejos, 300 foram pintadosá mão, sempre retratando uma grávida africana, no qual ele dizia ser umproblema pessoal do passado dele.

Jorge Selarón era chileno, radicado no Brasil desde 1983, mas antes de resolver ficar no Brasil, viajou mais de 50 países como ceramista.  Em 1990, o artista viu a necessidade de fazer manutenção na antiga escada,  que estava em pessímo estado de conservação, suja, mal cuidada, e segundo informações era reduto de usuários de drogas, trafico e até prostituição.

Então resolveu homenagear o povo brasileiro e começou a colocar os azulejos nos degraus da escadaria, com destaques no verde e Amarelo, e aos poucos, foi trazendo vida aquela escada feia e sem vida (desculpem a expressão).

No ínicio, muita gente da vizinhança zombava e achava super brega, mal sabiam eles, que alguns anos depois, a escadaria se tornaria tão famosa e um dos pontos turisticos mais desejados do mundo, e ainda seria cenário de gravação do clipe do  Snoop Dogg, cenário de comerciais da Coca-Cola, e ainda seria documentada no Nacional Geographic channel.

Em 2005 o local foi “tombado” pela prefeitura, para preservação do seu valor histórico, e Jorge Selarón, recebeu o título de  cidadão honorário do Rio de janeiro. Mas apesar disso, Selarón nunca teve incentivo cultural ou verba pública pra fazer essas melhorias, nem ao menos ajuda de empresas privadas, sempre recebeu doações e vendia seus quadros em seu atelie que ficava ali mesmo em frente a escadaria, para financiar sua arte.

Vivia da arte, fez história, mas infelizmente passou até necessidades. Sempre afirmava “esse sonho só vai acabar no dia da minha morte”. E em 2013, foi encontrado morto na Escadaria,  aos 67 anos, o motivo é desconhecido, embora na época o crime tenha sido suspeito como homicídio ou suicídio.

LUGARES PRÓXIMOS PARA CONHECER:

Parque das Ruínas, Santa Teresa, Cinelândia, Lapa, Mirante Dona Marta, Teatro Municipal, Museu do amanhã, Museu de arte do Rio, etc.

** Farei um artigo sobre cada um desses lugares nos próximos dias.

ONDE COMER ?

Próximo do local, tem restaurantes e lanchonetes, e também muitos vendedores ambulantes, mas o lugar que eu mais gosto de comer ali, é o café cultural da Bel. Fui muito bem atendida pela Isabella (funcionária do local), nas vezes que estive por lá. O local tem um bolo de chocolate caseiro que já virou sucesso para meus clientes, eu sempre que passo por lá, levo eles para experimentarem o bolo maravilhoso de chocolate.  O ambiente é muito agradável, o preço é ótimo, e fica logo ali de frente a escadaria mesmo.

Além disso, a escadaria está bempróxima da Lapa, que é um dos principais pontos gastronomicos da cidade e ficaá 5 minutos a pé.

ONDE SE HOSPEDAR?

Selina Lapa Rio

Logo na rua da esquina quando você entra na rua da escadaria, em frente ao Arcos da Lapa, tem o Selina Lapa Rio, um conceito muito inovador de hospedagem e hostel padrão 5 estrelas. Nem parece que você está hospedado em um hostel. E o que falar desse rooftop com essa vista da Lapa? Maravilhoso né? Na época que eu postei essa foto no instagram o pessoal ficou doido rs.

Além do conhecer o lugar, eu também já me hospedei lá. Apesar do luxo para um hostel, o preço, é preço de hostel mesmo, mas o lugar também tem hotel e Coworking. Vou falar mais sobre ele nas próximas postagens.

Largoda Lapa, 9 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20021-390.

Windsor Astúrias Hotel

Esse hotel também fica bem próximo, na rua de frente para estação da Cinelândia. Nunca me hospedei por lá, por isso não tenho fotos, mas uma cliente minha se hospedou e gostou muito, por isso estou recomendando pra vocês.

 R. Senador Dantas, 14 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-204

Bom galera, é isso! Espero que tenham gostado das dicas, e de saber um pouco da história do lugar. Se estiverem no Rio de Janeiro e precisarem de fotografá para fazer um tour fotográfico  nos pontos turísticos da cidade, estou a disposição, me chamem no whatsapp. (21) 98531-6957.

Grande abraço!