22 jan, 2019

Como juntar dinheiro para viajar

Sabe aquela viagem dos sonhos que a gente pensa o tempo todo, que não podemos realizar por falta de dinheiro? Pois é, já pararam para pensar que dá pra fazer essa viagem apenas com planejamento financeiro? Se você é uma pessoa desorganizada financeiramente, comece a se organizar, que dá!

Eu não sou uma pessoa muito viajada! E não é por ser pobre ou falta de tempo… faz um tempo que eu comecei a perceber que eu não sabia me planejar da forma correta, não estabelecia prioridades, não administrava bem meu tempo e muito menos meu dinheiro.

Quando nós temos um objetivo, nosso primeiro passo, precisa ser o planejamento! Ter clareza dos objetivos, saber o que é ou não prioridade no momento, e correr atrás para que aconteça (caso isso dependa de nós).

Para o planejamento financeiro da viagem, é necessário saber, que tipo de viagem vocês pretendem fazer, o quanto estão dispostos a renunciar, a estabelecerem prioridades e realizarem esse objetivo. Que não, necessariamente precisa ser viajar, mas qualquer outro objetivo  que vocês queiram. Vocês precisam saber, o quanto irão gastar e consequentemente, quanto terão que juntar. E por isso, separei algumas dicas que irão ajudá-los nisso.

Existe um detalhe, no qual eu considero muito importante antes de começar a planejar uma viagem, que é saber qual seu estilo de viagem. Tem pessoas que viajam e ficam somente em Resort com All inclusive, e elas  tem dinheiro pra isso! O interesse da maioria delas, é conhecer o lugar de hospedagem e desfrutarem de tudo que está incluso, e muitas nem saem lá de dentro.

Por outro lado, outras que ficam em airbnb, que é ótimo se vocês viajam com a família ou grupo, outras que ficam em hotel, pousada, e ainda, outras que preferem economizar ficando em quarto compartilhado de hostel, super de boa, e ainda fazem amizade.

Tem pesseoas que fazem viagens gastronômicas e gastam a maior parte do dinheiro com comida, visitam vários restaurantes diferentes, outras que só querem ir a museus e feiras, outros que só querem praia, tem os que só fazem passeios gratuitos, os que só vão aos pontos turísticos mais famosos, os que viajam para conhecer o lugar, e imergirem na cultura local e vão a lugares que a maioria não vão. Tem pessoas que fazem mochilão, pedem carona, outros que já não curtem se aventurar tanto, e tudo bem com isso, cada viajante tem um perfil. E embora cada um tenha seu estilo de viajar, todos querem economizar para viajar cada vez mais e todos trazem consigo experiências únicas que valem cada centavo. Viajar é realmente um grande investimento, e como dizem por aí. “Viajar é a única coisa que você compra e te faz mais rico”.

Leia Também: Como planejar uma viagem.

Mas agora que vocês já sabem que precisam saber o estilo da viagem  que querem fazer e como planejar uma viagem, vou dar algumas dicas, sobre como juntar dinheiro para viajar:

1. Organização financeira;

Não gastem mais do que ganham, não comprem coisas desnecessárias. Evitem cartões de crédito, a menos que tenham controle de uso, mas evitem pagamentos que entram juros. Procurem pagar á vista, pagando a vista geralmente dá pra conseguir descontos. A não ser que, seu cartão de créditos seja um daqueles que dê pra juntar milhas, que aí você pode utilizar pra fazer suas compras, desde que vocês não ultrapassem o limite de 30%  de sua renda, por que vocês não sabem o dia de amanhã, então usem com consciencia.

Paguem os boletos na data certa, para evitarem juros. Se vocês tem dívidas no seu nome, procurem quitar para que a vida financeira de vocês sejam organizadas. Parace óbvio para uns e bobeira para outros, mas isso conta muito! Principalmente por que tudo hoje é pontuado no SCORE.

Estamos vivendo um cenário de dívidas muito grande no país, e eu me arrisco em dizer, que isso não se deve somente á crise, ou desemprego, mas principalmente pela falta de planejamento financeiro, e pelo descontrole financeiro, que nossa cultura tem de gastar mais do que ganha, sair passando o cartão de créditos, não se planejam e a maioria não guardam dinheiro.

O primeiro passo antes juntarem e investirem o dinheiro de vocês, é começarem organizando suas finanças, como quitar dívidas em atraso. E pra isso, basta vocês irem até o credor e negociarem suas contas, muitas vezes vocês conseguem até quitar por um valor mais barato. E existe o feirão limpa nome do Serasa, que acontece todos os anos.

E já que estamos falando de organização, a segunda dica é…

2. Tenham um Planner;

Tenham um planner com planejamento financeiro, ou uma agenda pra anotar mesmo. Onde vocês possam anotar os custos fixos e variáveis, quanto você recebeu no mês e quanto gastou, rendas extras e metas financeiras. Isso é ótimo para que vocês possam ter mais controle financeiro e se planejarem melhor. Eu sempre anoto as datas de cada coisa que tenho que pagar, tipo luz, internet, etc, assim nunca esqueço de pagar na data certa.

3. Abram uma poupança e juntem dinheiro todo mês;

Não vou entrar no mérito de rendimentos, porque a poupança não rende muito, mas a poupança será importante pra vocês juntarem um dinheirinho todo o mês. Eu sei que muitos tem filhos, família e não dá pra juntar muito dinheiro, por outro lado tem pessoas que não tem ninguém que dependa de sua renda salarial e não pagam aluguel, e em ambos os casos, vale a pena, cada um de vocês analisarem suas despesas pessoais, com o quanto ganham, e estabelecerem uma porcentagem de acordo com o que vocês podem pra juntar na poupança todo mês. E não venham com desculpa que não sobra, por que eu também já pensei assim, mas não se trata de quando vocês ganham e quantas despesas vocês tenham que pagar, mas como administram seu dinheiro. Não importam se só dá pra juntar 10% ou 50% o importante, é vocês juntarem, nem que seja buscando soluções extras.

4. Renda extra;

Uma excelente dica para quem quer uma renda extra, é vender tudo que não utilizam mais, roupas, calçados, acessórios, equipamentos eletrônicos… desde que estejam em bom estado para venda, obviamente! E aí, uma ótima ideia, é vocês criarem um brecho, na garagem da casa de vocês, caso tenham, que alias é muito comum nos Estados Unidos, que é considerado país de primeiro mundo. E vocês podem criar um brechó online também, ou divulgar no  Facebook marketplace , que é ótimo para vendas online.

Vocês só precisam ter bom senso e saber o valor das coisas, por que tem gente que quer vender o preço da loja, por isso não vendem, por que se for pra pagarem o preço da loja, a pessoa vai na loja e compra né!

Outra dica, é vocês venderem o que sabem fazer, como por exemplo; brigadeiro, trufas, bolo, água, picolé, etc. Eu já vendi trufas, bolo de pote, Brownie e não tenho vergonha em dizer não, aprendi muito com isso até.

5. Hábitos de consumo;

Uma coisa que eu fazia que dava certo, era levar marmita para o trabalho, daí como eu recebia o ticket em dinheiro, eu guardava. Se vocês tem prioridades façam algumas substituições e renuncias como, levar marmita e lanches de casa para o trabalho ou  faculdade. Assim, além de economizarem, vocês irão comer de forma mais saudável.

Eu tenho costume de fazer minhas unhas, cabelo e maquiagem tudo em casa, não gasto dinheiro em salão, única vez que fui no salão foi quando casei e fui madrinha de casamento. Se vocês sabem fazer, façam, se não sabem aprendam, ou pelo menos, vão quando necessario. Tudo é questão de prioridades!

Eu costumo cortar gastos como ir ao cinema, jantar fora, preciso fazer tudo em casa, só vou em datas especiais rs. Balado não curto, mas se vocês curtem, tudo bem, mas tentem reduzir essas idas pra guardar dinheiro.

Eu tenho o hábito de praticar exercícios em casa, e fazer corrida e caminhada na praça aqui perto de casa, ao invés de gastarem com academia regularmente, mas essa é a minha prioridade. Meu marido por exemplo, faz Crossfit todos os dias, pois a prioridade dele é emagrecer, por que ele estava acima do peso… então ele foi na nutricionista e iniciou crossfit, mas cada um com sua prioridade, entenderam? Não precisa seguirem tudo que to falando, se conheçam e entendem o que é importante ou não pra você! Pra ele isso era de fato importante no momento, até por saúde, e para mim também, mas meu caso, não precisei buscar esse tipo de ajuda profissional, que é importante, fui apenas na nutri, afinal, eu também pratico exercícios por saúde.

Não deixem de buscar ajuda profissional, porque isso é importante! Meu objetivo, não é a desvalorização do profissional, mas auxiliar vocês a fazerem substituições como forma de economia, desde que, essas substituições sejam inteligentes e pensadas. Cada caso é um caso, isso vai depender de pessoa pra pessoa e prioridades, se você pode substituir outras coisas, por que ir a academia é prioridade pra você, vá!

Enfim… cortem gastos desnecessários, como balada toda semana, lanchar fora todo dia, comprar roupas que vocês não precisam e pensem muito bem antes de comprarem qualquer coisa por impulso.

Por hoje é isso, espero que ajude vocês! Se gostaram comentem ai pra eu saber, deixem as dicas de vocês, e se puderem compartilhem com seus amigos.

Leia também: como comprar passagem aérea barata. 

Rotina Trip

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

5 Comentários

  • Isabel
    setembro 25, 2019

    Amei as dicas! Super concordo com você que tudo é questão de planejamento. Ler este post foi mais um incentivo para eu não desistir das minhas metas. Parabéns, amei a leitura.

    • Rotina Trip
      Rotina Trip
      setembro 25, 2019

      Yes! Foco e determinação! Você vai conseguir!!!
      Muito obrigada sua linda!

  • Josimar Lima
    setembro 21, 2019

    Essas dicas financeiras você aprendeu com o papai aqui né rsrs. Brincadeira! Tô orgulhoso da sua evolução!

    • Rotina Trip
      Rotina Trip
      setembro 21, 2019

      kkkkkkkkkkkkk
      Apesar que você realmente me ensinou muito sobre o assunto, mas com sua vida! Grata por tudo! Te amo!

  • […] pra uma outra ocasião. O que não pode, é deixar de viajar porque não tem dinheiro suficiente. Leia também: como juntar dinheiro pra viajarPesquisem por voos saindo de São Paulo, ás vezes sai mais barato que no seu estado de origem, […]