terça-feira, 29 de janeiro de 2019

PRIMEIRA VEZ NO AEROPORTO. O QUE FAZER?

 

Vão voar de avião pela primeira vez e ainda não sabem o que fazer no aeroporto?

Eu sou a Joice, agente de viagem, e preparei um guia completo sobre o que fazer em sua primeira viagem de avião; como funcionam os procedimentos de embarque e desembarque, check-in, despache de bagagem, quais as regras do aeroporto, horários, documentação e todas as informações necessárias, para dar suporte aqueles que irão voar de avião pela primeira vez.

Lembrando que não sou Expert no assunto, embora trabalhe com turismo,  e independentemente disso, fiquem sempre de olho nas possíveis atualizações de regras das companhias aéreas e, principalmente da ANAC.

Eu sei o quanto isso pode ser confuso pra alguns, e principalmente para quem tem medo de voar de avião, mas não se preocupem, avião é o meio de transporte mais seguro que existe e o aeroporto não é um bicho de sete cabeças não!

COMPRANDO A PASSAGEM AÉREA:

A primeira coisa, é quando vocês compram a passagem aérea, vocês precisam ter bastante atenção na hora de preencher os dados corretamente (nome completo, data de nascimento e e-mail), além de verificar os horários dos voos e qual aeroporto que vocês irão embarcar e desembarcar.

Leiam também: Cuidados na hora de comprar passagens aéreas.

Quando vocês concluírem sua reserva, irão receber  um e-mail de confirmação do voo, informando que a passagem foi emitida com sucesso. E neste e-mail, vocês também receberão o código do localizador aéreo, que é o código da reserva que contém as informações necessárias do voo,  e permitem que vocês acompanhem o status no site da companhia aérea. Ex: UHMDFK (pode conter números também).

ATENÇÃO: As companhias podem cancelar ou mudar os voos antes da data de embarque, e muitas vezes até por motivos de segurança. Não é comum, mas pode acontecer!

A dica é, se vocês compraram a passagem por conta própria, e não por agência, fiquem atentos e confiram o voo no site da companhia aérea 48h antes com o código que vocês receberão no e-mail de confirmação do voo, para não terem nenhum problema depois, mas geralmente, vocês recebem um e-mail da companhia aérea informando qualquer mudança, caso ocorra. E 48h antes, eles enviam e-mail informando a liberação do check-in então vocês podem aproveitar para conferir. 

Se comprarem através de agencia de viagem, não se preocupem, pois é responsabilidade da agencia verificar e resolver e avisar o cliente. Já o check-in é sua responsabilidade, mas nada impede que você peça ajuda na agencia que você comprou a passagem, se achar melhor!


MARCAÇÃO DE ASSENTO:

Avião, Corredor, Assento, Área, Aeroporto, Voo, Alta

Hoje em dia, as companhias aéreas cobram pela marcação de assento. Os valores variam entre 15 á 60 reais (em 2019) dependendo da companhia e tarifa aérea que você pagou.

A maioria das companhias aéreas, deixam o serviço gratuito para todos em 72h antes da viagem de ida e volta, e aí vocês podem marcar gratuitamente online ou no aeroporto durante o check-in, que é o que fazem a maioria das pessoas, sendo que, vocês ficarão sujeitos  a escolherem entre os assentos que sobrarem, já que muitas pessoas pagam pra marcar antes desse período.

Se quiserem marcar antes para garantir algum lugar de preferência, façam a marcação antecipada no site usando o código do voo que vocês receberam no e-mail, e aí, o valor vai depender de cada companhia aérea.

Para marcar assento online, é necessário, nome igual na reserva e documento de embarque e número do localizador.

DOCUMENTAÇÃO PARA EMBARQUE:

Viagens, Aeroporto, Cartão De Embarque, Embarque

No site ANAC  (agência nacional de aviação civil) que é responsável por supervisionar as atividades aéreas, tem todas as informações sobre documentação, tanto para embarque domestico (pelo Brasil), quanto para embarques para fora do Brasil. E são informações que independentemente da época, ou se houver alguma mudança após esta publicação vão estar sempre atualizadas. Enquanto eu não escrevo uma postagem sobre o assunto, cliquem AQUI, para serem direcionados ao site.

Leiam também: documentos para viajar de avião.

COMO FAZER O CHECK – IN?

Aeroporto, Seta, Conselho, Afastar Se, Partida, Destino

No balcão da companhia aérea no aeroporto; o check-in, nada mais é, do que o processo de checagem dos documentos, para certificarem que está tudo certinho. Então, chegando no aeroporto, se direcionem ao balcão da companhia aérea que vocês contrataram, com o documento de identificação. É importante chegar 2h de antecedência nos aeroportos para voos nacionais, e 3h para voos internacionais.

No Brasil, a maioria dos aeroportos, as companhias aéreas encerram o check-in com 40 minutos de antecedência, que é quando termina o check-in e começa o embarque. Então o check-in começa com 2h de antecedência e termina 40 minutos antes do embarque. Fiquem atentos a isso para não perderem o voo, e cheguem com antecedência ao aeroporto, pois podem ocorrer algum imprevisto.

Para voos internacionais, o check-in começa 3h antes e termina 1h de antecedência ao horário de embarque. Isso porque, para voos internacionais, o check-in e o raio x são mais criteriosos.

Na máquina de autoatendimento (toten); chegando no aeroporto, vocês também podem optar por aqueles totens espalhados no aeroporto, próximos ao balcão da companhia que vocês compraram o voo. Se for sua primeira vez, poderá pedir ajuda a algum funcionário da companhia aérea, ou vá direto ao balcão mesmo.

Online ou pelo aplicativo; permite que vocês evitem as filas do check-in, e vão direto para o portão de embarque. Isso, se vocês não forem fazer despache de bagagem.

O check- in online, fica liberado  48h antes da viagem, e terminam geralmente, 90 minutos antes (1h e meia). E assim que concluírem, receberão o cartão de embarque por e-mail. E aí, é só mostrarem pelo celular ou imprimirem para levar.

Atenção: Não é permitido check-in online para menores de idade, por segurança da própria criança. Imaginem só, se qualquer um puder fazer check-in online de menor de idade? Que perigo! Não é mesmo?

E pelo mesmo motivo de segurança, mesmo quando a pessoa faz o check-in online, ao chegarem no portão de embarque, serão conferidos os documentos, para checarem se está tudo certinho.

DESPACHE DE BAGAGEM: 

Loja, Bagagem, Cores, Aeronaves, Turismo

É feito no check-in, após checagem dos documentos, irão pesar a mala  de vocês e passar na esteira. Para quem fizer check-in online, e for despachar a bagagem, basta entrar na fila de despache de bagagem (alguns aeroportos tem fila única).

Leiam também: Bagagem de mão: quais medidas e o que pode  ou não levar?

Leiam também: O que pode levar na mala despachada

Após despacharem a bagagem, vocês receberão um ticket (comprovante) e deverão guardar. Caso ocorra alguma avaria em sua bagagem, esse ticket servirá como comprovante. E eu recomendo, que tirem foto dos pertences com ela aberta no aeroporto. E caso algum objeto seja furtado, isso ajudará também. Lembrando que a mala de mão e o item pessoal vão com vocês para  o voo, e vocês só irão pegar no destino final, caso façam conexão.

Conexão: É quando o avião faz parada em outro aeroporto que não é o destino final, para que vocês possam fazer troca de voo.

Leiam também: Cuidados na hora de comprar passagens aéreas.

RAIO X OU DETECTOR DE METAL:

Sem crise: como passar tranquilo pela revista no aeroporto | Blog ...

A partir do portão que vai para o raio x, não passa mais ninguém que não seja passageiro a embarcar. Então, ali é a hora de se despedir, caso estejam acompanhados. Nesse portão geral, vocês terão que mostrar o cartão de embarque e passar no raio x (detector de metal).

Então, quem fez check-in online ou pelo aplicativo, ao chegarem no aeroporto, com o cartão de embarque que vocês receberam no e-mail, após finalizarem o check-in online, irão direto para o raio x.

Quem fez check-in pelo balcão ou máquina de autoatendimento no aeroporto; também irão se direcionar ao raio x, e depois ao terminal de embarque após finalizarem o check-in, com o cartão de embarque que será emitido.

Cartão de embarque; nada mais é, do que o papel impresso que você recebe após o check-in no balcão, totens ou após check-in online que você recebe ele digital e pode imprimir. Contém informações como; nome, número, horário e data do voo, aeroporto de embarque, código do localizador, número do assento, etc. Para que vocês acompanhem nos telões.

No raio x, irão perguntar a vocês, se estão com notebook, se sim, vocês devem tirar e colocar junto com a bolsa (item pessoal) e os eletrônicos de vocês na caixa. Bem como se estiverem usando qualquer objeto de metal, como cinto com fivela, por exemplo.

Todos esses procedimentos são para nossa própria segurança! Se apitar, não se preocupem, apenas irão fazer perguntas como fazem nos bancos, “tem alguma chave no bolso?” e coisas do tipo, ou pedir que abram a mala de mão para checarem, se não há algum objeto não permitido. Quando terminarem, cuidado para não esquecerem seus objetos, confiram!

Leiam também: Bagagem de mão: quais medidas e o que pode  ou não levar?

Após passarem pelo raio X, dirijam-se ao terminal  de embarque.

 TERMINAL DE EMBARQUE:

Aeroporto, Transporte, Mulher, Menina, Turístico

No bilhete de vocês, diz o terminal que irão embarcar ou desembarcar, e nada mais é, do que a “sala de espera” do aeroporto, onde fica o portão do seu embarque. Caso chegue muito cedo, poderá aguardar ali, até o horário do embarque. E caso queiram ir ao banheiro ou comer, no terminal de embarque, tem banheiro, lanchonetes e restaurantes e até tomadas para carregarem os celulares.

Quando for a hora de embarcar, vocês irão ouvir o voo ser anunciado, e terão que se  direcionarem para o gate (portão de embarque). Lembrem-se, lactantes, gestantes e idosos tem prioridades na fila, e além deles, para algumas companhias aéreas, os afiliados de seus programas também tem embarque prioritário.

Fiquem atentos, pois os aeroportos, geralmente tem mais de um terminal de embarque e desembarque (por exemplo; terminal 1 e terminal 2). Não se preocupem! Nos telões, também é possível vocês visualizarem o terminal de embarque e informações do voo.  Então, além de conferirem  no cartão de embarque, fiquem atentos principalmente nos telões, pois as vezes, o portão de embarque muda, e somente no telão você poderá conferir se houve ou não mudança de gate (portão).

Na hora que o voo for anunciado, novamente, vai ter alguém para conferir o bilhete e documentos de vocês e logo após, vocês irão para o avião.

Atenção: em alguns aeroportos, quando a aeronave está muito distante do portão, as vezes é preciso vocês pegarem um transporte até o avião, mas não se preocupem com isso, pois eles mesmo, irão avisar e direcionar, caso seja necessário.

CHEGANDO NO AVIÃO:

Passageiros, Companhia Aérea, Assentos, Cadeiras

Ao entrarem no avião, verifiquem o assento de vocês. Os assentos são organizados no vertical e horizontal. Na vertical, é onde tem os números, e na horizontal, as letras. Exemplo: 8A.

A partir dali, sigam as instruções do voo, apertem os cintos, coloquem o celular em modo avião e curtam a viagem.

Leiam também: atraso, cancelamento, remarcação e reembolso de passagem aérea.

DESEMBARQUE:

Ao chegarem no destino, antes mesmo de saírem do avião, vejam se não esqueceram nada e sigam os demais passageiros em direção a placa de saída. Peguem a mala na esteira, caso tenham despachado (sigam as placas de sinalização).

Se o voo for internacional, será necessário passar pela imigração e só depois pegar as malas. Caso vejam alguma irregularidade em suas malas, é necessário reclamar ali na hora. Não adiante fazer isso quando chegarem em casa.

Para encontrarem a esteira onde vocês irão pegar as malas, basta olhar nos telões, o voo que vocês vieram, para saberem a esteira onde irão pegar as malas. Em voos com conexão, vocês só pegam a bagagem no destino final.

Lembrem-se de avisar a pessoa que vai esperar vocês no destino final, qual o terminal do seu desembarque.

Eu sei que ficou longo, mas é que eu preparei essa publicação bem completa para auxiliar vocês, e confesso que gostaria muito de ter encontrado algo assim bem explicado quando fiz minha primeiro viagem de avião. Enfim, espero ter ajudado, boa viagem!!!

Imagens site: pixabay.com

Texto:  Agente  de viagem Joice Lima, equipe Rotina Trip.


Nenhum comentário:

Postar um comentário