segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Primeira vez no aeroporto. O que fazer?

Vão voar de avião pela primeira vez e ainda não sabem o que fazer no aeroporto? 

Sou agente de turismo e preparei um guia completo sobre o que fazer em sua primeira viagem de avião, como funcionam os procedimentos de embarque e desembarque, check-in, despache de mala, quais as regras do aeroporto e ANAC, horários, documentação e toda informação necessária para dar suporte aqueles que irão voar de avião pela primeira vez.

Eu sei o quanto isso é confuso pra alguns e principalmente para quem tem medo de voar de avião, mas não se preocupem, pois avião é o meio de transporte mais seguro que existe. Então, não se preocupem que irei dar toda informação necessária para auxiliar vocês nisso, e vocês saberem como proceder em sua primeira vez no aeroporto. Lembrando que não sou Expert no assunto, embora trabalhe com turismo, então fiquem sempre de olho nas possíveis atualizações de regras das companhias e principalmente da ANAC.



Quando vocês compram passagem aérea, vocês recebem  um bilhete aéreo ou voucher se tiverem comprado em agência. Em ambos vem escrito o número do localizador com as informações necessárias do seu voo, e também o nome, idade e destino que vocês vão, o número dos voos de ida e volta, de qual aeroporto o avião vai partir, se tem ou não escala (que é uma conexão/parada em algum outro destino antes de chegar ao destino final), se tiver escala, vem dizendo onde é a escala/conexão (em qual aeroporto), mostra se será preciso trocar de aeroporto ou somente de voo. Se o voo de ida é no mesmo aeroporto da volta, data e horário de partida e chegada (ida e volta)e para voos com escala, vem no bilhete os horários e tempo de escala.

Leia Também: Como comprar passagem aérea barata.
Leia Também: Cuidados na hora de comprar passagens aéreas.

ATENÇÃO: As companhias podem cancelar ou mudar os voos antes da data de embarque, e muitas vezes até por motivos de segurança. A dica é, se vocês compraram a passagem por conta própria, fiquem atentos e confiram entre 7 dias á 24h antes antes do embarque.

 A conferencia é feita no site da companhia que vocês reservaram, utilizando o número do localizador (termo técnico popularmente conhecido como código da reserva).

Se compraram através de agencia de turismo, não se preocupem, pois é responsabilidade da agencia verificar e informar ao cliente e resolver junto a companhia aérea.

MARCAÇÃO DE ASSENTO: 

De acordo com as novas regras, as agencias não podem mais fazer a marcação de assento, pois a nova regra, permite que as companhias aéreas cobrem pela marcação de assento. Os valores variam entre 15 á 50 reais dependendo da companhia e tarifa que você pagou, para algumas tarifas como Plus e Top, algumas companhias deixam o serviço disponível gratuitamente, mas calma! Eu sei que você está pensando "que merda, ainda terei que paga por assento também?" as maioria da companhias deixam o serviço gratuito para todos, quando faltaram 72h antes do voo, e aí vocês podem marcar, 72 horas antes do voo de ida e depois 72h para o voo de volta. 

A marcação pode ser feita gratuitamente um dia antes da viagem junto com check-in online ou no checkin do aeroporto, é o que fazem a maioria das pessoas, vocês só ficarão sujeitos  a escolher os assentos que sobrarem. Para isso, é necessário, nome e número do localizador, e é feito no site das companhias aéreas.

DOCUMENTAÇÃO:

Para check-in online, app ou toten, são necessário número do localizador, nome, RG ou CPF. 

Para  check-in no balcão das companhias RG legível e atualizado, não pode RG de quando você era mais novo, cuja aparência não dê para identificar que é você, também não pode viajar com RG rasgado ou tão velha que não dê para identificar os números, localizador e bilhete aéreo. Também é permitido embarcar com CNH e carteira CTPS. 

Se vão para países que exigem, passaporte, será necessário passaporte válido para o check-in, se o país que vocês forem, exigirem visto, será necessário apresentar visto no check-in. Se o país exige vacina de febre amarela, o certificado da vacina também será necessário apresentar. 

Menores de idade precisam de autorização para voos internacionais, do pai se for viajar só com a mãe, da mãe se for viajar só com o pai, que nada mais é que uma carta escrita a mão mesmo e autenticada em cartório.

Para viajar com terceiros para voos nacionais e internacionais, precisam de autorização dos pais. A partir de 12 anos é obrigatório apresentar RG, embarcar com certidão de nascimento, somente para menores de 12 anos.

ATRASO OU CANCELAMENTO DO VOO:

Caso o voo atrase ou seja cancelado, principalmente se for pra manutenção, não se preocupem, pois é por sua própria segurança, e além do mais, os aeroportos sempre tem telões e placas por todo lado, com informações do voo, e ainda tem sempre um balcão de informações ou alguém para te auxiliar.  


*Irei fazer um post só pra falar sobre o que fazer e quais seus direitos nos voos com atraso ou cancelamento. Não irei abranger muito aqui para não ficar longe e perder o foco.

CHECK - IN:


O check-in nada mais é do que o processo de checagem dos documentos, para certificarem que está tudo certinho. 

É importante chegar com 2h de antecedência nos aeroportos tanto para voos nacionais quanto para internacionais segundo a ANAC (agencia nacional de aviação civil), porém as agencias e companhias aéreas sempre orientam chegar 2h para voos nacionais e 3h para internacionais. Muita gente vai com apenas 1h de antecedência, mas eu não indico isso há ninguém, embora dê certo para alguns, devemos lembrar que imprevistos acontecem, então é melhor prevenir do que correr o risco de perder o voo.

No Brasil, a maioria dos aeroportos, as companhias aéreas encerram o check-in com 40 minutos de antecedência, que é quando termina o check-in e começa o embarque. Então o check-in começa com 2h de antecedência e termina 40 minutos antes do embarque. Isso porque, os aeroportos são grandes, então até chegar nos portões de embarque, enfrentar filas para fazer check-in, despachar mala... fiquem atentos a isso!


Caso queiram evitar a fila do check-in, vocês podem optar em fazer o check-in online ou pelos totens que você encontra nos aeroportos (só lembrem de certificar que estão fazendo check-in no toten da a companhia aérea que você reservou a passagem, porque tem vários de várias companhias pelos aeroportos, geralmente ficam próximos aos balcões de cada companhia aérea.

O check- in online fica liberado geralmente em 72h antes da viagem, mas verifiquem a regra da companhia que vocês reservaram ou façam 24h antes da viagem. Terminam geralmente 90 minutos antes (1h e meia). 

Fazer o check-in online evita fila economiza tempo e vocês podem fazer com calma, mas lembrem-se que vocês enfrentaram fila para fazer o despache da mala e dependendo do aeroporto, a fila pode ser a mesma. Neste caso, terão que enfrentar fila do check-in da mesma forma ou se forem 2 filas, somente a fila para despachar a bagagem. 

Se não for despachar bagagem aí o check-in online vale mais a pena, mas mesmo assim cheguem com antecedência da mesma forma, eu sempre falo isso para os passageiros aqui da agencia, pois a gente não tem como saber se poderá ocorrer imprevistos, além do mais caso um voo seja cancelado, chegando cedo, vocês terão mais chances de ser realocado no próximo voo. 

As vantagens do check-in online (antecipado), é que vocês poderão marcar assentos melhores, se for uma conexão apertada, vocês conseguem sentar mais a frente e sair entre os primeiros,se acontecer algum imprevisto como engarrafamento no caminho, vocês terão adiantado a parte do check-in e só terão que entrar na fila pra despachar a bagagem, e se não forem despachar, melhor ainda, mas calma que aina há outros procedimentos, irei falar logo abaixo. 

Atenção:

* Não é permitido check-in online para menores de idade, por segurança da própria criança. Imaginem só se qualquer um puder fazer check-in online de menor... poderiam reservar e fazer check-in do seu filho e embarcarem com ele sem sua autorização.

* Pelo mesmo motivo de segurança, mesmo quando a pessoa faz o check-in online, ao chegarem no aeroporto serão conferidos os documentos, para checarem se está tudo certinho.

Para voos internacionais, o check-in começa 3h antes e termina 1h de antecedência ao horário de embarque. Isso porque, para voos internacionais, o check-in e o raio x são mais criteriosos.

Chegando no terminal de embarque, vai ter um telão com nome da companhia, horário de partida e número do voo. E é ali que ficam os balcões de check-in também, então quem não fez o check-in online, irá se direcionar ao balcão correspondente a companhia aérea que você reservou a passagem

Quando concluírem o check-in será emitido o cartão de embarque, que nada mais é, do que o papel impresso e só após o check-in eles entregam esse cartão de embarque.

DESPACHE DE BAGAGEM: 

É feito no check-in, após checagem dos documentos, irão pesar a mala  de vocês e passar na esteira.
Nos voos domésticos a mala despachada é de até 23 quilos e internacional dependendo da companhia aérea, até 20 quilos. Já a bagagem de mão são 10 quilos em voos domésticos e internacional 8 quilos, também dependendo da companhia. Confiram sempre nos sites das companhias antes de reservar a passagem.

DETECTOR DE METAL:

O próximo passo é passar no detector de metal, e aí, se vocês estiverem de cinto com fivela de ferro, aço, sei lá, vocês devem tirar e colocar junto com a bolsa e os eletrônicos de vocês na caixa. As vezes, eles pedem para abrir as bolsas para eles verem, mas é assim mesmo, é para nossa própria segurança. Por que, imaginem só um doido viajando armado e depois fazer uma doideira no avião? Não dá pra arriscar né!

Quando terminarem, não esqueçam de conferir se pegaram tudo, cuidado para não esquecer seus objetos. E lembrando que na mala de mão, não é permitido levar frascos acima de 100 ml, mas eu irei falar posteriormente sobre isso melhor. 

Após passarem pelo raio X, fiquem aguardando próximo ao portão de embarque e atentos ao letão, onde terá novamente o número do voo, nome da companhia, horário, destino e o número do gate (portão). Ali, vai ter alguém novamente pra conferir o bilhete e documentos de vocês, mas se chegarem com antecedência, podem aguardar ali, e fiquem atentos aos telões, pois podem mudar o número do portão.


Quando for a hora, vocês irão ouvir o voo ser anunciado. Nesta hora, lembrem-se que, lactantes,  gestantes e idosos tem prioridades na fila e além deles, para algumas companhias, os afiliados de seus programas também tem embarque prioritário. E adivinhem só, na fila irão verificar seus documentos novamente, haja saco! Mas é por segurança né?!

* Se aptar, não se preocupem, apenas irão fazer perguntas como fazem nos bancos, "tem alguma chave na bolsa?" e blá blá blá...

EMBARQUE:

Após o check-in e raio X, procurem o terminal de embarque. Os aeroportos, geralmente tem mais de um terminal de embarque e desembarque, por exemplo; terminal 1 e terminal 2, etc. No bilhete de vocês, diz o terminal que irá embarcar e desembarcar, e nada mais é, do que a "sala de espera" do aeroporto, tanto para quem vai embarcar, quando para aqueles que aguardam quem vai desembarcar, então lembrem-se de avisar a pessoa que vai esperar vocês no destino final, qual o terminal do seu desembarque. 

A partir da porta de embarque não passa mais ninguém que não seja passageiro a embarcar, então, ali é a hora de se despedir, caso estejam acompanhados.

No portão de embarque, estejam novamente munidos de seus documentos, tais como; RG, bilhete aéreo, e dependendo do destino; visto e passaporte. Ali, é onde vocês passam o código de barras do bilhete aéreo na máquina e se direcionam para o gate (portão).

Bom a partir dali, somente bagagem de mão, que para nacional é até 10 quilos por pessoa e internacional até 8 quilos, mas depende da companhia aérea. Vocês podem levar mochila ou bolsa, mais a mala pequena que esteja de acordo com limite de bagagem de mão estabelecida pela companhia que você irá voar.

CHEGANDO NO AVIÃO:

Ao entrar, verifiquem o assento de vocês. Os assentos são organizados no vertical e horizontal. Na vertical, é onde tem os números; 1, 2, 3 ,4... E na horizontal, as letras; A, B, C... e o assento de vocês, podem ser 29 A, por exemplo. A partir dali, sigam as instruções do voo apertem o cinto e curtam a viagem.

DESEMBARQUE:

Ao chegarem no destino, antes mesmo de saírem do avião, vejam se não esqueceram nada e sigam os demais passageiros em direção a placa de saída. Peguem a mala na esteira, caso tenha despachado.

Se o voo for internacional, será necessário passar pela imigração e só depois pegar as malas. Caso vejam alguma irregularidade em suas malas, é necessário reclamar ali na hora... não adiante fazer isso quando chegarem em casa. 


Para encontrarem a esteira onde vocês irão pegar as malas, basta olhar nos telões, o voo que vocês vieram, horário e número da esteira onde irão pegar as malas.

* Em voos com conexão, vocês só pegaram a bagagem no destino final. 

Enfim, espero ter ajudado, não deixem de comentar o que acharam... até a próxima! 
Boa viagem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário