sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Cuidados na hora de comprar passagens aéreas.

https://pixabay.com/


Na publicação anterior criei um guia completo de como comprar passagem aérea barata, no entanto, depois dessas dicas existem alguns cuidados que são importantes observar antes da emissão dos bilhetes. E por isso, hoje irei falar sobre os cuidados na hora de comprar passagens aéreas:

1. O primeiro cuidado, é que, depois de terem  encontrado uma passagem aérea barata com as dicas que eu dei na publicação anterior, não pensem duas vezes, se a promoção for boa, comprem, por que as passagens baratas somem num instante. Caso achem uma passagem mais barata ou desistam de viajar até 24h, é só vocês cancelarem que serão reembolsados, desde que, o cancelamento ocorra no prazo de 24h da emissão dos bilhetes e recebimento de comprovante, e onde a compra tenha sido feita com antecedência de 7 ou mais dias da data de embarque. 

2. Verifiquem se a franquia de bagagem está inclusa, caso não esteja, vejam quanto é cobrado pela companhia aérea em que emitiu os bilhetes, a maioria das companhias hoje, cobram por trecho para despachar a mala. 


3. Com as novas regras, não é mais permitido marcação de assento quando você compra uma passagem aérea, nem mesmo quando comprada por agência. Hoje em dia, o serviço de marcação de assento, são cobrados (valores a consultar nos sites das companhias aéreas). Só é permitido marcar gratuitamente, 72h antes do embarca do voo de ida, e 72h antes do embarque do voo de volta, mas lembre-se que é necessário do número do LOC (localizador aéreo), mais o nome e sobrenome conforme a reserva.

4. Ao encontrarem uma boa promoção, vocês precisam ter em mãos, nome completo (preferencia o primeiro e ultimo nome) e data de nascimento dos passageiros a embarcarem, além disso, um cartão de créditos para efetuarem a compra assim que encontrarem uma boa promoção  e não correrem o risco da passagem esgotar. 


5. Tenham atenção ás regras e restrições dos bilhetes, verifiquem antes de comprar, se o bilhete é reembolsável ou não, se permite remarcação, em caso de cancelamento, como funciona a regra de multa. Tudo isso é importante, pra evitar qualquer descontentamento.


6. Confiram nome e sobrenome dos passageiros antes de finalizar, vejam se escreveram certinho, como no documento que irá apresentar no ato do check-in. E cuidado com identidades muito antigas, ou rasgadas, onde seu reconhecimento seja difícil. Ás vezes, você tirou o RG há tanto tempo e de lá pra cá, já mudou tanto a ponto de não ser reconhecido pela foto ou porque o doc está rasgado.

 Caso seu documento não esteja em boas condições, tire um novo. E atenção ao nome de casado, caso ainda não tenham mudado RG e atualizado o cpf com nome de casado, o que vale é o nome do documento que você tem atual, mas para evitar, atualize logo seus documentos. Isso evitará surpresas como a não permissão para embarcar.  

Leia Também: Como comprar passagem aérea barata.


7. Cuidado com atrasos! As companhias são bem rígidas quanto aos atrasos, por isso cuidado para não perderem o voo. Lembre-se que o check-in é feito com 2h de antecedência, ou vocês podem fazer online pelo site da companhia, usando nome conforme reserva e número do LOC do aéreo. 


8. Antes de finalizarem a compra, não deixem de conferir a data e horário do voo certinho.


9. Cuidado com conexões, onde a troca de aeroporto são necessárias. Tenham cuidado para não ficarem esperando o voo num aeroporto e a conexão ser em outro. Isso é importante observar para não perder o voo e ter surpresas em cima da hora, com valores que terão que gastar com transfer, uber ou táxi, para deslocamento até o outro aeroporto.


10. Em casos de voos muito cedo, tarde ou de madrugada, lembre-se que taxi, uber ou qualquer transporte de transfer ficam mais caro, planejem-se.


11. Cuidado na hora de efetuarem a compra com cartão de créditos, observem se o site é confiável. Cuidado com anúncios que surgem do nada, sempre limpem os cookies do navegador de vocês, clicando nessa opção no histórico de navegação, e de preferência, efetuem a compra em modo anônimo. Muito cuidado antes de saírem colocando seus dados por ai. 


12. Vejam se a taxa de embarque já está inclusa.


13. Cuidado com voos Low Cost! Ás passagens são realmente muito baratas e valem a pena, mas lembre-se que você paga pelos serviços á parte. No Brasil ainda não temos uma companhia Low Cost operando, embora seja previsto pra este ano. Essa dica, serve nos casos de compra de passagens para outros países, como passagens de voos domésticos na Europa e Ásia por exemplo.


Espero poder ter contribuído mais uma vez. Não deixem de comentarem o que estão achando, vou amar ler os comentários de vocês.