quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

COMO PLANEJAR UMA VIAGEM

 Existem vários detalhes a ser observado que ajudam a otimizar o tempo durante a viagem e a torna-la ainda melhor e mais econômica, como: a flexibilidade, os recursos que vocês tem e quais são seus interesses. Tudo isso é importante e irá influenciar na hora do planejamento da sua viagem, mas não se preocupem, eu sou a Joice agente de viagem e irei auxilia-los nisso!

shutterstock

Quando planejamos uma viagem, é importante saber, quanto tempo teremos disponível pra viajar e quando serão nossas férias. Caso vocês não tenham muita flexibilidade, por causa de trabalho, verifiquem na empresa, se é possível o banco de horas, para que vocês utilizem essas horas para fazerem uma viagem de pelo menos 5 dias, vai que! (risos).

Vejam se é possível vocês escolherem o mês das férias, se podem dividir as férias de 15 em 15 dias ou tirar férias três vezes ao ano, tipo 10 dias cada, e assim poder fazer 2 á 3 viagens no ano, cada uma em um destino diferente, ou até mesmo  lugares diferentes que sejam próximos e dê pra viajar esses 30 dias.

Vejam quando terá feriados prolongados, se bem que, neste caso, indico para as pessoas que não tem flexibilidade, porque é mais caro viajar feriado!

Existem viagens para todos os estilos, e vocês precisam saber, que tipo de viagem querem fazer, se vão viajar sozinhos, se vai ser uma viagem em casal, com a família ou com grupo de amigos. Se vão fazer mochilão, se querem economizar, se vão trazer presentes de lá, se vão ficar em quarto compartilhado ou quarto privado. Se vão alugar casa, carro, ficar em hostel, airbnb, hotel, se a viagem vai ser de trem, ônibus, avião, carona ou carro.

Se vocês forem de carro, pesquisem antes e vejam quanto irão gastar de combustível, com estacionamento, pedágio, etc. E se forem de avião, pesquisem primeiro a passagem aérea, que geralmente é o mais caro da viagem.

Leiam também: como comprar passagem aérea barata

Vejam quanto vão gastar com comida, se vão comer em restaurantes, se vão comprar no mercado. Analisem quanto vocês tem e podem gastar pra essa viagem, para terem uma base no planejamento. E eu ouço muita gente, que fala que planejar demais não dá certo, e eu tenho que concordar parcialmente. Por que, se a gente planejar demais, realmente a gente não sai do lugar, mas se não planejar também, acabamos perdendo muito tempo da viagem com coisas que não planejamos. E eu sei que um perrengue de vez enquanto é legal, e nos deixam com bagagens de histórias para contar, mas há perrengues e perrengues, então, não vamos romantizar isso.

1. Planejem o destino e comprem passagem aérea:

Depois de analisarem tudo isso, o primeiro passo é, comprar a passagem aérea! Eu recomendo! Por que é o mais caro da viagem, e geralmente é o que as pessoas tem mais dificuldade de pesquisar e comprar, e foi pensando nisso, que eu criei um guia completo de como comprar passagem aérea barata, e ainda falei sobre cuidados na hora de comprar passagens aéreas. Não deixem de conferir!

Eu indico vocês escolherem o destino quando forem pesquisar o preço da passagem aérea, tentem ver quais lugares estão com melhores preços. Não deixem de viajar porque o destino que você pesquisou está caro, ou porque foi indicação, ou porque todo mundo está indo pra lá, pois pode ser que aquele destino não caiba no seu orçamento ainda, mas com certeza  tem outros tão legais quanto.

Então, quando forem escolher o destino, escolham o que cabe no seu orçamento, pois cada pessoa tem um estilo de viagem, e isso é importante observar na hora de escolher. Vejam se neste destino é alta ou baixa temporada, se vai fazer frio ou calor, chuva, sol, e assim saberão quais roupas precisarão levar.

2. Documentação:

Após escolherem o destino, vocês já saberão quais documentos serão necessários para a viagem. E dependendo do destino será necessário o passaporte, o visto ou  até mesmo o certificado de febre amarela, ou talvez  somente RG. E neste caso, seu documento precisa estar em bom estado e sua foto precisa ser atualizada, ou seja, não pode estar rasgado ou a foto ser tão antiga a ponto de não reconhecer que é você.

Se o destino exigir passaporte, não tem problema comprar a passagem primeiro e tirar o passaporte depois, desde que você não tenha nada que o impeça. Já o visto, recomendo tirar antes de qualquer coisa, não comprem nada antes do visto, caso o destino exija visto.

3. Hospedagem:

Exitem várias coisas importantes para levar em consideração na hora de reservar a hospedagem, e a primeira delas, certamente é a localização. Eu sempre falo isso com os clientes onde trabalho, as vezes tem o hotel mais barato no lugar tal, mas em compensação a localidade é ruim, longe de tudo, e aí vocês acabam perdendo tempo, e gastando ainda mais com transporte. E dependendo da distancia, o transfer, uber, táxi ou sei lá o que, vai dar muito mais caro. Não vai ter muitas opções de restaurantes, e talvez não tenha mercado próximo, banco 24h, etc.

É importante pesquisarem o custo beneficio, se a hospedagem é bem localizada, se fica próximo ao metrô, se inclui café da manhã, se tem wifi, se o quarto tem frigobar. E pesquisem também as avaliações de quem já se hospedou por lá, eu indico ver no tripadvisor.

Uma outra dica, é vocês cozinharem a própria comida, caso seja possível. Além disso, alguns lugares tem mercado próximo, então além de poderem cozinhar a própria comida, vocês podem optar em comprar alguma coisa pronta e colocarem no frigobar, que inclusive, é mais vantagem do que comer as coisas que já vem nos frigobar de alguns hotéis, pois são mais caros do que no mercado, obvio!

Quando vocês forem reservar hospedagem, indico o booking.com, ou airbnb que hoje em dia,  são os mais indicados!  Antes de reservarem, vejam se, o cancelamento é grátis, se não for, vejam qual prazo e qual a taxa se vocês cancelarem, etc.

Ao final da reserva, caso não estejam fazendo esse procedimento por agencia de viagem, confiram se chegou confirmação de reserva no e-mail de vocês, caso não, indico vocês enviarem um e-mail para o hotel que vocês reservaram, pedindo confirmação da reserva, só para se prevenirem mesmo. Pois já ouvi casos de pessoas, que reservaram, e chegando lá, foram surpreendido com o bendito erro de sistema, e informados, que não havia reserva em seu nome.

Por isso, é bom enviar e depois imprimir a confirmação, caso não tenha chegado automaticamente. E aproveitem para anotarem o endereço, número de contato, para evitarem imprevistos, caso a internet não funcione no local.

4. Pesquisem o que fazer no destino escolhido, onde ir, onde comer:

Eu gosto muito de usar o tripadvisor para pesquisar o que fazer em um determinado lugar, onde comer, onde se hospedar, ver as avaliações de quem já esteve naquele destino ou restaurante, etc. Saber se é bem localizado e dentre outras informações que ajudam a otimizar o tempo e evitar descontentamentos. Obviamente que eu também filtro muito, por que as experiências pessoais de outras pessoas, as vezes são apenas por que o estilo dela é diferente do meu.

Gosto de pesquisar os valores das comidas e restaurantes, para saber em média quanto vou gastar e me planejar, sempre levando a mais para garantir. E pesquiso dicas em blogs de viagem também, acho muito útil, e vocês podem aproveitar para acompanharem o meu blog, pois sempre vou estar postando dicas por aqui, principalmente do Rio de Janeiro.

5. Transfer, passeios e ingressos:

Eu gosto muito de usar o aplicativo do Uber e Moovit  quando viajo, mas uma coisa que eu acho legal, é comprar ingressos, passeios e transfer antecipadamente, isso faz com que eu a gente não perca tanto tempo em fila, e muitas vezes sai até mais barato.

Eu indico comprar transfer de ida e volta para buscarem vocês no aeroporto e levarem para o hotel, mas se o aeroporto não for muito longe da hospedagem ou quando estiverem viajando em dois ou mais, o Uber vale mais à pena. Eu indico também, pesquisem os valores de ingresso dos museus, parques, e passeios que queiram ir e reservarem antes para evitarem filas.

Planejamento traz mais tranquilidade à viagem, vocês terão mais tempo pra se divertirem e menos tempo para se preocuparem. Vejam se tem passeios gratuitos no destino e qual dia e horário funciona, para não darem de cara com a atração fechada.

6. Seguro viagem:

Eu considero o seguro viagem um dos itens mais importantes da viagem, é obvio que ninguém viaja pensando que alguma coisa vai dar errado, a gente sempre torce e acredita que vai dar certo, mas o planejamento serve pra isso, evitar possíveis imprevistos. Além do mais é tão baratinho, e cobre várias coisas.

Leiam também: Seguro viagem, tudo que você precisa saber!

7. O roteiro e a mala de viagem:

Por fim, montem o roteiro da viagem para agilizar e arrumem as malas com pelo menos três dias de antecedência. Isso facilita muito, tira um pouco daquela tensão que a ansiedade deixa antes de viajar e vocês terão mais tempo para descansarem antes da viagem e menas coisas para se preocuparem.

Leia também: Como criar roteiro de viagem

Espero muito que esse planejamento ajudem vocês, boa viagem!



Texto:  Agente  de viagem Joice Lima, equipe Rotina Trip.

Foto: Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário