terça-feira, 22 de janeiro de 2019

COMO JUNTAR DINHEIRO PARA VIAJAR

Olá viajantes! Eu sou a Joice Lima, agente de viagem e hoje vou dar algumas dicas de como juntar dinheiro para viajar. Eu não sou uma pessoa muito viajada, porque viajar antes não era minha prioridade, mas eu sei que com planejamento a gente consegue alcançar nossos objetivos.

Quando nós temos um objetivo, nosso primeiro passo, precisa ser o planejamento! Ter clareza do que a gente quer, saber o que é ou não prioridade no momento, e correr atrás para que aconteça (caso isso dependa de nós). E eu sei disso, por que em outros objetivos, como de trabalho, eu tenho feito assim, e sempre dá certo!

Sempre que eu quero alcançar algum objetivo, no qual eu não posso pagar, eu vou lá me planejo, estabeleço quais são minha prioridades, administro meu tempo e meu dinheiro e assim consigo alcançar meus objetivos. Então a primeira dica é se planejar, estabelecer prioridades e administrar seu tempo e dinheiro.

Existe um detalhe no qual eu considero muito importante antes de começar a planejar uma viagem, que é saber; qual seu estilo de viagem? Que tipo de viagem vocês pretendem fazer? Quanto estão dispostos a renunciar para estabelecerem prioridades e realizarem esse objetivo? Quanto irão gastar e consequentemente, quanto terão que juntar? 

São muitos estilos de viagem, tem pessoas que fazem viagens gastronômicas e gastam a maior parte do dinheiro com comida, visitam vários restaurantes diferentes, outras que só querem ir a museus e feiras de artesanato, outros que só querem praia, tem os que só fazem passeios gratuitos, os que só vão aos pontos turísticos mais famosos, os que viajam para conhecer o lugar, e imergirem na cultura local e vão a lugares que a maioria não vão.

Tem pessoas que fazem mochilão, pedem carona, outros que já não curtem se aventurar tanto, e tudo bem com isso, cada viajante tem um perfil. E embora cada um tenha seu estilo de viajar, todos querem economizar para viajar cada vez mais e todos trazem consigo experiências únicas que valem cada centavo.

Tem pessoas que gostam de ficar em Resort com All inclusive, conhecer o lugar onde estão hospedadas e desfrutarem de tudo que eles oferecem, inclusive muitos nem saem lá de dentro porquê geralmente tem tudo, praia, refeições completas, recreação, festas, etc.

Tem pessoas que gostam de ficar em airbnb, que é ótimo se vocês viajam com a família, grupo e até sozinho mesmo, e querem um espaço mais reservado para se sentirem em casa. E por falar nisso, eu tenho um cupom de desconto para quem for reservar pela primeira vez, só clicar AQUI.

Tem também as pessoas gostam de ficar em hotel, pousada. E  ainda existe um outro grupo de pessoas que preferem economizar ficando em quarto compartilhado em hostel, e geralmente com objetivo  de fazer amizades, e está tudo bem! 

E agora que vocês já sabem que precisam saber o estilo da viagem  que querem fazer e como planejar uma viagem, vou dar algumas dicas, sobre como juntar dinheiro para viajar:

1. Organização financeira;

Aquela velha história, não gastem mais do que ganham, não comprem coisas desnecessárias. Evitem cartões de crédito, se vocês não tem controle de uso, e evitem pagamentos que entram juros. Procurem pagar á vista, pagando a vista geralmente dá pra conseguir descontos. A não ser que, seu cartão de créditos seja um daqueles que dê pra juntar milhas, que aí você pode utilizar pra fazer suas compras, desde que vocês saiam gastando desnecessariamente só pra juntar milhas, por que vocês não sabem o dia de amanhã, então usem com consciência, por que os boletos vão chegar depois (risos).

Que mais? Paguem os boletos na data certa, para evitarem juros. Se vocês tem dívidas no seu nome, procurem quitar para que a vida financeira de vocês sejam organizadas. E eu sei que parece óbvio, para uns e bobeira para outros, mas isso conta muito!

Estamos vivendo um cenário de dívidas muito grande no país, e eu acredito que isso não seja somente por causa da crise, ou desemprego, mas principalmente pela nossa falta de planejamento, e muitas vezes pelo descontrole financeiro, que nossa cultura tem de geralmente gastar mais do que ganha, sair passando o cartão de créditos sem se planejar, não juntar dinheiro.

Então, o primeiro passo, é começar organizando suas finanças, como quitar dívidas em atraso, juntar dinheiro e estabelecer metas e prioridades.

2. Tenham um Planner;

Ter um planner, não é necessariamente um daqueles que são caros, vocês podem anotar num caderninho também, eu já fiz muito isso! Eu costumo anotar os custos fixos e variáveis, quanto eu recebi no mês e quanto eu gastei, rendas extras, etc.

Isso é ótimo para que vocês possam ter mais controle financeiro e se planejarem melhor. Eu sempre anoto as datas de cada coisa que tenho que pagar, tipo luz, internet, e outros boletos, assim nunca esqueço de pagar na data certa, e geralmente pago tudo junto em uma data só, que é a data do boleto que vence primeiro.

3. Abram uma poupança e juntem dinheiro todo mês;

Não vou entrar no mérito de rendimentos, porque a poupança não rende muito, mas a poupança será importante pra vocês juntarem um dinheirinho todo o mês. Eu sei que muitos tem filhos, família e não dá pra juntar muito dinheiro, por outro lado tem pessoas que não tem ninguém que dependa de sua renda salarial e não pagam aluguel, e em ambos os casos, vale a pena, cada um de vocês analisarem suas despesas pessoais, com o quanto ganham, e estabelecerem uma porcentagem de acordo com o que vocês podem, para juntar na poupança todo mês.

E não venham com desculpas que não sobra, por que eu também já pensei assim, mas não se trata de quando vocês ganham e quantas despesas vocês tenham que pagar, mas como administram seu dinheiro. Não importam se só dá pra juntar 5%, 10% ou 50% o importante, é vocês juntarem, nem que seja buscando soluções extras.

4. Invistam em renda extra;

Uma excelente dica para quem quer uma renda extra, é vender tudo que não utilizam mais, roupas, equipamentos eletrônicos, desde que estejam em bom estado para venda, obviamente! Não vão vender o que vocês não usariam, e sim o que não utilizam mais.

E aí, uma ótima ideia, é vocês criarem um brecho, na garagem da casa de vocês, caso tenham, que alias é muito comum nos Estados Unidos, que é considerado país de primeiro mundo. E vocês podem criar um brechó online também, ou divulgar no  Facebook marketplace , que é ótimo para vendas de produtos online.

Vocês só precisam ter bom senso e saber o valor das coisas, por que tem gente que quer vender o preço da loja, por isso não vendem, por que se for pra pagarem o preço da loja, a pessoa vai na loja e compra, né?

E outra dica, é vocês venderem o que sabem fazer, como por exemplo; brigadeiro, trufas, bolo, água, picolé, etc. Eu já vendi trufas, bolo de pote, Brownie e brigadeiro na Praça Mauá, e não tenho vergonha em dizer não, aprendi muito com isso!

 

 


5. Hábitos de consumo;

Uma coisa que eu faço que dá certo, é levar marmita para o trabalho, daí como eu recebo o ticket alimentação em dinheiro, eu guardo! Se vocês tem prioridades façam algumas substituições e renuncias como, levar marmita e lanches de casa para o trabalho ou  faculdade. Assim, além de economizarem, vocês irão comer de forma mais saudável. 

Quando eu tenho alguma meta, eu costumo cortar gastos como ir ao cinema, jantar fora, ir ao salão de beleza, e isso não é ser mão de vaca, é ter prioridades! E para mim, talvez seja mais fácil, porque eu sei fazer meu cabelo, minhas unhas, maquiagem, não curto bebiba e balada, logo não gasto dinheiro com essas coisas, mas como eu disse, tudo é questão de prioridades.

Eu tenho o hábito de me alongar  e fazer corrida e caminhada na praça aqui perto de casa, ao invés de gastar com academia, mas essa é a minha prioridade. Meu marido por exemplo, faz Crossfit todos os dias, pois a prioridade dele é emagrecer, por que ele estava acima do peso e isso prejudica a saúde, então ele foi na nutricionista e iniciou crossfit, mas cada um com sua prioridade, entenderam? E não precisa seguir tudo que eu to falando, se conheçam e entendem o que é importante ou não pra vocês! 

E praticar exercício tem  que ser uma de nossas prioridades porque é muito importante, então pratiquem exercícios de alongamento e caminhada, por que são de extrema importância! Já outros exercícios, façam com ajuda profissional, pra vocês não terem nenhum tipo de lesão. Por favor!

Veja bem, meu objetivo, não é a desvalorização dos profissionais, mas auxiliar vocês a fazerem substituições como forma de economia, desde que, essas substituições sejam inteligentes e bem pensadas. Cada caso é um caso, isso vai depender de pessoa pra pessoa e prioridades, se você pode substituir outras coisas, porque ir a academia é prioridade pra você, então vá a academia! Ok?

Enfim, cortem os gastos desnecessários, lanchar fora todo dia, comprar roupas que vocês não precisam, balada toda semana, cerveja e refrigerante todos os dias. E por fim, pensem muito bem antes de comprarem qualquer coisa por impulso.

Espero ter ajudado! Não me interpretem mal, aqui eu falei sobre prioridades, e isso cada uma tem a sua, e elas mudam como tempo. O que é prioridade hoje, pode não ser amanhã e vice versa.

Se gostarem comentem ai pra eu saber, deixem as dicas de vocês, e se puderem compartilhem com seus amigos. E não, necessariamente precisa ser viajar, mas esse planejamento funciona para qualquer outro objetivo  que vocês queiram. Beijos!

Leiam também: Como planejar uma viagem.

Leiam também: como comprar passagem aérea barata.  

Texto:  Agente  de viagem Joice Lima, equipe Rotina Trip.

Foto 1: Google Imagens

Foto 2: autoral


Nenhum comentário:

Postar um comentário