segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Como juntar dinheiro para viajar

Sabe aquela viagem dos sonhos que a gente fica pensando o tempo todo e achando que não podemos realizar por falta de dinheiro? Pois é, já pararam para pensar que dá pra fazer essa viagem apenas com planejamento financeiro? Se você é uma pessoa desorganizada financeiramente, comece a se organizar, que dá!

Eu não sou uma pessoa muito viajada! E não é por falta de dinheiro ou falta de tempo, embora a falta de tempo por conta de trabalho, seja o que mais me impeça, comecei a perceber que eu não sabia me planejar da forma correta, e não estabelecia prioridades e não administrava bem meu tempo. 

Quando nós temos um objetivo, nosso primeiro passo, precisa ser o planejamento, a clareza dos objetivos, saber o que é ou não prioridade e correr atrás para que aconteça (caso isso dependa de nós). Saber quanto conseguimos juntar e o que podemos renunciar para realização desse objetivo, que não necessariamente precisa ser viajar, mas qualquer outro objetivo que dependa de tempo e dinheiro precisa ser bem planejado e administrado.




Existe um detalhe no qual eu considero muito importante antes de começar a planejar uma viagem, que é saber qual seu estilo de viagem, pois para seu planejamento financeiro, será necessário saber, que tipo de viagem você pretende fazer, saber o quanto irá gastar e consequentemente, quanto terá que juntar. 

Leia Também: Como planejar uma viagem.

Tem pessoas que viajam para ficarem somente em Resort com All inclusive, e elas  tem dinheiro pra isso, outras que ficam em airbnb, hotel, pousada, e outras em quarto compartilhado de hostel super de boa. Alguns fazem mochilão e pedem carona, outros já não curtem se aventurar tanto, e tudo bem com isso, cada viajante tem um perfil. 

Tem pessoas que viajam e não saem nem do resort, só querem conhecer o lugar de hospedagem e desfrutarem de tudo que está incluso. Por outro lado, há viajantes que fazem viagem gastronômica e gastam a maior parte do dinheiro com comida, outros que só querem ir a museus e feiras, outros que só querem praia, tem os que só fazem passeios gratuitos, os que viajam para conhecer o lugar, e imergirem na cultura local.

E embora cada viajante tenha seu estilo de viajar, todos querem economizar para viajar cada vez mais e todos trazem consigo experiências únicas que valem cada centavo. Viajar é realmente um grande investimento, é como dizem por aí;


 "Viajar é a única coisa que você compra e te faz mais rico". 

Agora que vocês já sabem o estilo da viagem e como planejar uma viagem, vou dar algumas dicas, sobre como juntar e se organizar financeiramente para viajar:

1. Organização financeira:

A primeira dica, todo mundo já está cansado de saber, mas não custa reforçar; não gastem mais do que ganham, não comprem coisas desnecessárias. Evitem cartões de crédito, paguem a vista e utilizem apenas quando necessário e urgente, além do mais, pagando a vista geralmente dá pra conseguir descontos. 

Tenham mais foco no que vocês querem, e clareza de seus objetivos financeiros. Paguem suas contas em dia para evitar os juros, quitem suas dívidas, e tenham mais controle financeiro. 

Estamos vivendo um cenário de dívidas muito grande no país, e eu me arrisco em dizer que isso não se deve á crise, ou desemprego somente, mas principalmente pela falta de planejamento financeiro, e pelo descontrole financeiro, que nossa cultura tem de gastar mais do que ganha, sair passando o cartão de créditos e não se planejar. 

O primeiro passo antes juntarem e investirem o dinheiro de vocês, é começar organizando suas finanças, como quitar dívidas em atraso. E para isso, é só vocês irem até o credor e negociarem suas contas. Existe também o feirão limpa nome do Serasa, que acontece todos os anos. 

2. Abram um poupança e juntem dinheiro todo mês:

Não estou falando de rendimentos, porque a poupança não rende muito, mas a poupança será importante pra vocês juntarem um dinheirinho todo o mês, e ao invés de usarem o cartão de créditos e se enrolarem em dívidas novamente, vocês terão uma quantia boa quando precisarem ou quando forem pagar a viagem de vocês.

3. Renda extra: 

Uma excelente dica para quem quer uma renda extra, é vender tudo que não utilizam mais; roupas, calçados, acessórios e equipamentos eletrônicos... desde que estejam em bom estado, obviamente! 

E aí, uma ótima ideia, é vocês criarem um brecho, na garagem da casa de vocês, que alias é muito comum nos Estados Unidos, ou vocês podem criar um brechó online. E tem também o Facebook marketplace , é ótimo para vendas online, anunciei uma câmera outro dia e fechei venda no mesmo dia para entregar no dia seguinte, fora as mais de 30 mensagens que recebi. 

E outra dica, é vocês venderem o que sabem fazer, como por exemplo; brigadeiro, trufas, bolo, etc. 

4. Hábitos de consumo: 

Uma coisa que eu faço que dá certo, é levar marmita para o trabalho. Recebo 25,00 por dia para comer, é pouco, mas consigo só ai juntar 600,00 por mês. Se vocês tem prioridades façam algumas substituições e renuncias como, levar marmita e lanches de casa para o trabalho ou  faculdade. Assim, além de economizarem, vocês irão comer de forma mais saudável. 

Pratiquem exercícios em casa, façam corridas e caminhadas ao invés de gastarem com academia regularmente, mas não deixem de buscar ajuda profissional, porque isso é importante, e meu objetivo aqui não é a desvalorização do profissional, mas auxiliar vocês a fazerem substituições como forma de economia, desde que, essas substituições sejam inteligentes, e descartar ajuda profissional, não é nada inteligente, não é mesmo?

Enfim... cortem gastos desnecessários e pensem muito bem antes de comprarem qualquer coisa por impulso. 

5. Investimento: 

Existem várias formas de investimento, como a poupança que eu já falei, são eles a capitalização, tesouro direto, mas esses são assuntos nos quais não domino muito para falar com propriedade para vocês, pois estou a pouco tempo nessa área de investimento, e por isso, indico o canal Me poupe

6. Tenham um Planner:


Um planner com planejamento financeiro, onde vocês possam anotar fluxo de caixa (entrada e saída), custos fixos e variáveis, rendas extras e metas financeiras, será uma ótima dica para que vocês possam ter mais controle financeiro e se planejarem melhor. Em breve, irei disponibilizar gratuitamente uma planilha que meu esposo fez e um pdf feito por mim para para auxiliar vocês nisso.


E  por hoje é isso, espero que ajudem vocês. Me ajudem compartilhando e comentando o que vocês acharam, grande beijo!


    Leia Também: Como comprar passagem aérea barata.