quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

COMO CRIAR ROTEIRO DE VIAGEM

 Olá! Eu sou a Joice, agente de viagem e presto consultoria de viagem aqui no blog Rotina Trip. Para quem não sabe, o trabalho do agente de viagem, não é só a venda de pacotes, é também prestar consultoria de viagem e criar roteiros. E pra isso, é preciso entender as necessidades dos clientes para montar roteiros que otimizem o tempo da viagem, e façam com que essas pessoas vivam suas melhores experiencias.

Eu sei  que muitas pessoas acabam não aproveitando bem a viagem, porque não pesquisam coisas como; dias e horários de funcionamento dos lugares que querem visitar, e acabam encontrando o  lugar fechado, não compram ingressos com antecedência e perdem muito tempo da viagem nas filas, não pesquisam onde vão comer, e acabam perdendo tempo procurando, e muitas vezes ainda se decepcionam, por que a comida do lugar não era boa.

Pensando nisso, resolvi mostrar como vocês podem montar um roteiro pré viagem para facilitar e otimizar o tempo de sua viagem, principalmente se vocês tem poucos dias para curtirem o destino escolhido.

 

 

Os primeiros passos do planejamento da viagem, eu já mostrei pra vocês na publicação: como planejar uma viagem e também já dei dicas de como juntar dinheiro para viajar e como comprar passagem aérea barataVamos agora ao próximo passo (como criar um roteiro), que é muito importante e nos auxilia demais na viagem!

1. Listem os lugares e priorizem os pontos de interesse:

Façam uma lista dos lugares que vocês querem conhecer e analisem se a quantidade de dias que vocês escolheram, vai dar pra fazer tudo que está na lista com calma. Se não, reduzam a lista com as atrações que vocês mais tem interesse. E depois de Listarem os lugares, vejam quanto tempo irão ficar em cada lugar, e o tempo de deslocamento de um lugar para o outro.

Se os lugares forem muito distantes, tipo Fortaleza e Jericoacoara (que a distancia é de 05h00 de viagem mais ou menos), ou da capital carioca até Búzios e Arraial do Cabo (que levam em média 03h00), tentem se hospedar tantos dias em um e tantos dias em outro de acordo com a quantidade de coisas que o lugar tem pra fazer, por exemplo: em uma viagem de 7 dias, acredito que o ideal seria fazer 4 dias em fortaleza que tem mais coisa pra fazer e 3 dias em Jeri ou 5 dias na capital carioca e 2 em Búzios, mas obvio, que se tiver mais dias, melhor! Por que aqui no Rio de janeiro tem muita coisa pra fazer e 7 dias não é suficiente, pode ter certeza!

Leiam também: O que fazer no Rio de Janeiro?

Montem de acordo com as prioridades, e caso vão em um lugar que tenha muita coisa pra fazer e pouco tempo para viajar, destaquem as prioridades e deixem as outras coisas para fazerem e conhecerem nas próximas viagens. Acreditem que sempre terá uma nova oportunidade, não se desesperem e nem se sobrecarreguem, curtam a viagem o máximo que puderem, conheçam cada cantinho com intensidade, o importante não será quantos lugares você conheceu, mas o quando você viveu  e foi feliz naquele lugar!

Então, em uma viagem aqui para o Rio de Janeiro, por exemplo, se vocês tiverem apenas 3 dias de passeios, vocês podem destacar os principais pontos turísticos e visita-los por proximidade.

Cuidado para não colocarem coisas demais no roteiro! Cuidado para não baterem cartão em todos os pontos turísticos, querer zerar tudo e no fim, não aproveitarem nada. E tomem cuidado também, para não ficarem neuróticos demais com planejamento e a viagem ficar mecânica, tipo, “agora vou ali, mas tenho que ir de pressa por que tal hora vou pra tal lugar”… e tal. O objetivo é otimizar, e não enlouquecer (risos).

Eu gosto de fazer a tabela do roteiro separando por período, tipo; manhã, tarde e noite, e assim não me prendo em horários. Quando você cria tabelas de horários, tipo 10h00 vou em tal lugar, 11h00 em tal lugar,  você acaba  saindo dos lugares com pressa e não curtindo muito, e ainda corre o risco de se atrasar de um lugar para o outro lugar. Então tentem fazer tudo por período.

Lembrem-se que, por mais que vocês pesquisem na internet o que o lugar tem pra fazer, o lugar sempre terá mais a mostrar do que aquilo que vocês pesquisaram, e vocês acabarão descobrindo coisas que não sabiam e informações que não tinham na internet quando vocês pesquisaram, então aproveitem as experiências de cada lugar, e não deixem de viver boas coisas pra seguir o roteiro a risca.

2. Aplicativos que auxiliam no roteiro:

Tem os app do google maps,  google my mapsMoovit, e tripadvisor, que são aplicativos que vocês conseguem pesquisar distancia de um lugar para outro, quanto tempo leva pra chegar, tipo de transporte que vocês podem utilizar, quais linhas de ônibus pegar para chegar em um determinado destino, mostra a estação de metrô mais próxima, se dá para ir a pé de um lugar para  outro. Dá pra listar e marcar os lugares que querem ir, restaurantes que querem comer, ver horários de funcionamento e valores, avaliações.

3. Canais e blogs que ajudam com dicas de roteiros:

No youtube, existem vários canais legais que dão boas dicas do que fazer nos lugares, e também existem muitos blogs, como o meu que dão boas dicas de roteiro.

4. Agencias de viagens:

Bom, se você chegou até aqui e achou que tudo isso dá muito trabalho, e você é uma daquelas pessoas “sem tempo pra nada”, ou melhor dizendo, que tem outras prioridades e não conseguem administrar seu tempo pra isso, eu indico as agencias de viagens. Os agentes já fazem tudo isso, sem que você se preocupe com nada.

É isso viajantes! Agradeço aos que leram até aqui, boa viagem!


Texto:  Agente  de viagem Joice Lima, equipe Rotina Trip

Foto 1: Google Imagens


Nenhum comentário:

Postar um comentário