terça-feira, 8 de janeiro de 2019

COMO COMPRAR PASSAGEM AÉREA BARATA.

 

Olá viajantes! Tudo bem com vocês? Eu sou a Joice, fotógrafa e agente de viagem no Rio de Janeiro. E muitas pessoas me perguntam como encontrar passagens aéreas baratas, qual melhor dia, horário e mês para viajar, se de madrugada dá para encontrar realmente passagens mais baratas, quais sites são seguros para comprar, quanto tempo de antecedência comprar, e etc.

Por ser agente de viagem, estou em contato diariamente com as companhias aéreas, e passo boa parte tempo, monitorando o preço das passagens. E por ter criado essa experiência trabalhando como agente de viagem na CVC, resolvi compartilhar um guia completo e gratuito de como comprar passagem aérea barata.



Onde e como buscar melhores preços de passagens aéreas?

 

1.      Busquem e comparem pelos sites de busca e companhias aéreas:

Se realmente querem comprar passagens aéreas barata, a primeira dica é, pesquisem com calma e comparem os preços nos sites de busca. Os mais indicados são; SkyscannerPassagens Imperdíveis,  Melhores DestinosMax Milhas123 milhasCVC,  Zupperviajanet Submarino viagem.Skyscanner, por exemplo, permite pesquisar por melhor época, mês, dia, e horários mais baratos para viajar, é o meu predileto! E eu indico o passagens imperdíveis e melhores destinos, como as melhores opções para vocês se cadastrarem no alerta de passagens.

Vocês também podem comparar os preços nos sites das próprias companhias aéreas, por que as vezes, elas fazem promoções somente para quem compra direto do site, e essas promoções, geralmente são para lugares específicos e com data definida, por que as vezes sobram assentos que não foram vendidos, e aí, eles lançam essas promoções para não voarem com assento vazio, mas essas promoções de última hora, são raras, e o ideal é comprar com antecedência!

É interessante também, vocês buscarem comparar os preços, nos sites dos aeroportos da sua cidade, por que as vezes também pode estar rolando alguma promoção.

2. Tenham flexibilidade: 

Se vocês tiverem flexibilidade de data, destino e horário ou se o trabalho de vocês permitirem isso, aproveitem! Pesquisem primeiro pela data que vai ficar mais barata e pelo destino mais barato e depois solicite ás férias. 

Pesquisem se o destino que vocês querem ir está em alta ou baixa temporada, às vezes, pode estar rolando evento na cidade, e isso torna esse destino mais caro, tipo João Pessoa e Campina Grande em junho por causa das festas de São João, a Oktoberfest em Blumenau em outubro, natal luz de Gramado em dezembro, etc.

Às vezes você quer ir pra Fernando de Noronha, mas Jericoacoara está mais barato, que também é maravilhoso, daí vocês podem ir pra Jeri, fazer uma boa economia e deixar Fernando de Noronha para uma outra ocasião. O que não pode, é deixar de viajar porque não tem dinheiro suficiente.  

Leiam também: como juntar dinheiro pra viajar

Se vocês acharem interessante, pesquisem por voos saindo de São Paulo, ás vezes sai mais barato que no seu estado de origem, porque geralmente São Paulo tem as passagens mais baratas do Brasil, mas não deixem de conferir se o deslocamento até lá vale a pena. E Sempre que pesquisarem, coloquem a opção todos os aeroportos, porque ás vezes tem diferença de preço de um para outro. 

Tentem ser flexíveis em optar por voos com conexão, é cansativo, mas se você quer economizar, é mais barato! Só não deixem de observar a diferença de preço, porque tem conexões muito longas, em que os preços se forem comparados ao desgaste que vocês vão ter, e os gastos nos aeroportos, talvez não seja relevante assim em relação ao preço do voo direto, e aí, talvez o direto, realmente possa valer mais a pena, né! Por que dentro do aeroporto é tudo muito caro! Então, muito cuidado, para não ficarem paranoicos com economizar demais também, e o barato acabar saindo caro!  

Se vocês não têm necessidade de levar muita coisa na viagem, vá com bagagem de mão, e evitem gastar com despache de mala. É permitido viajar somente com bagagem de mão sem custos a mais por isso, desde que você não ultrapasse o limite permitido.

Leiam também: O que pode ou não levar na bagagem de mão e quais as medidas?

3. Comprem com antecedência: 

Não deixem para comprar em cima da hora, quando mais perto, mas caro fica. Eu vejo muitas pessoas que deixam para comprar em cima, na esperança de encontrarem promoções, e elas podem até surgir, mas é imprevisível! Não contem com isso! Os preços sobem absurdamente quando você deixa para comprar em cima da hora! 

O ideal, é comprar pelo menos 30 a 40 dias antes para viagens nacionais de baixa temporada, e 3 a 4 meses na alta temporada. Ainda sim, eu Joice, costumo pesquisar com 4 a 5 meses antes. Já para as viagens internacionais, o ideal é comprar com antecedência de 60 dias na baixa temporada e 4 a 6 meses antes na alta temporada.

Por outro lado, comprar com antecedência demais, tipo um ano antes, dependendo do lugar e época, poderá encarecer o valor, por conta da demanda de procura e oferta da concorrência.

 Nem sempre as companhias aéreas lançam tarifas acima de 12 meses antes, justamente por que a demanda é menor, as pessoas começam a pesquisar em cima da hora, e por isso fica mais cara, por que a procura é maior.

 Algumas companhias quando lançam tarifas com muita antecedência, por não terem muita concorrência, acabam colocando os preços lá nas alturas também. O ideal é ter um equilíbrio, não comprar em cima da hora, nem com antecedência demais. A menos que, as companhias aéreas, façam uma superpromoção para a data que vocês estejam procurando com antecedência de 1 ano.

Como funcionam as promoções? 

 As promoções acontecem geralmente na baixa temporada, quando a demanda de procura é menor, e as empresas querem chamar atenção do consumidor a viajar naquela época onde eles não estão vendendo tanto como na alta temporada, isso porque, para as empresas, não é jogo liberar promoções na alta temporada, quando a maioria das pessoas querem e podem viajar. Empresários visam lucro, então dificilmente farão promoções onde a demanda é maior. Então se tem uma demanda muito grande, os preços vão estar mais caros, se tem uma demanda menor, os preços vão estar mais convidativos, isso porque, como não há procura para aquela data, logo eles não vão estar lucrando como na alta, e aí eles querem que vocês aproveitem essas promoções. Entenderam?

4. Pesquisem de forma anônima:

Essa é uma dica de segurança muito importante! Façam as buscas de passagens aéreas no modo anônimo do seu navegador. Não sei se vocês já repararam, que quando realizamos uma busca de algum serviço ou produto na internet, começam a aparecer propagandas nas nossas redes sociais. Isso acontece, porque os sites geralmente possuem cookies, que é uma marcação que os sites fazem quando pesquisamos algo, e o objetivo é, saber as preferências dos usuários sobre um determinado produto ou serviço e chamar atenção do consumidor para vender aquele determinado produto ou serviço. 

E aí, quando vocês clicam naquela promoção, podem aparecer valores mais altos, isso porque eles sabem que vocês estão interessados naquele produto. E por isso, a dica é, limpem a lista de cookies do navegador (em limpar histórico) e pesquisem de modo anônimo, além de ser mais seguro, vocês evitam que esse tipo de coisa aconteça.

Leiam também: Cuidados na hora de comprar passagens aéreas.

5. Usem milhas aéreas:

Existem alguns programas de fidelidade onde você pode se cadastrar para acumular milhas e trocar por descontos de passagens aéreas. Inclusive, algumas companhias aéreas oferecem cartão de crédito, onde vocês podem juntar milhas toda vez que utilizarem. E existem sites, onde vocês podem comprar passagens com milhas dos outros, se não tiverem, e aí, saí bem mais barato, mas irei falar sobre isso em outra postagem, pois ainda não tenho tanta experiência para falar sobre esse assunto.

6. Qual a melhor época, dia e horário para COMPRAR passagem aérea?

Criou-se um mito na internet, de que existe um melhor dia e horário para as companhias aéreas lancem promoções, e como eu disse, trabalho na área e estou em contato o tempo todo com as próprias companhias aéreas. E posso garantir que não existe um dia, nem horário certo para as companhias aéreas lançarem suas promoções. Como eu disse, os fatores que determinam os preços, são a demanda da procura por passagens aéreas e a oferta de concorrência. Ok?

As atualizações de preços e promoções são publicadas a qualquer horário, e em qualquer dia, que a empresa queira lançar, a diferença é que durante a madrugada, entre 00h00 e 05h00 da manhã, tem um trafego menor de pessoas pesquisando, por que a maioria das pessoas estão dormindo essa hora, daí é menos risco de esgotar rápido, obviamente!

Já durante o dia, são mais pessoas pesquisando o tempo todo, por isso as vezes você vê uma promoção, e no minuto seguinte acaba, por que alguém comprou. E foi exatamente por isso, que dei dica de vocês se inscreverem nos sites de busca para receberem alertas de promoções. E fiquem atentos também na baixa temporada, uma vez que em alta temporada a procura é maior.  

7. Qual a melhor época, dia e horário VIAJAR?

Geralmente ás terças e quartas, durante os horários mais cedo e a madrugada, por que as pessoas costumam viajar final de semana e feriados, exatamente por não terem flexibilidade por conta de trabalho. Muitas pessoas, viajam no fim da tarde ou á noite, quando saem do trabalho, outras não trabalham no sábado, daí, viajam na sexta e voltam no domingo, por isso as passagens para viajar na sexta e domingo são mais caras, por conta da bendita demanda.

Então, evitem os esses dias e horários se tiverem flexibilidade, evitem também épocas de natal, ano novo, férias escolares; como junho, julho, dezembro e janeiro, e o período de carnaval, que é quando a maioria das pessoas viajam, a não ser que você não tenha essa flexibilidade. 

8. Estejam preparados quando as promoções ocorrerem:

Quando encontrarem bons preços de passagens, tenham anotado, data de nascimento dos passageiros que irão com vocês, nome completo ou passaporte em casos de viagens internacionais, nos países onde o mesmo é obrigatório para a reserva, e cartão de créditos com limite disponível para não perderem as promoções. Então, achou uma promoção boa, comprem logo, porque elas somem num piscar de olhos. 

Muito obrigada por estarem aqui, eu preparei essas dicas com muito carinho e espero ter ajudado. Aproveitem e se inscrevam nos sites de busca que eu indiquei. Eles fazem monitoramento de passagem, as famosas Newsletters.

E sigam o meu blog ROTINA TRIP também, para receberem dicas de viagem. Os seguidores mais ativos e engajados, que comentarem as publicações com coerência ao texto irão ganhar 10% de desconto para TOUR FOTOGRÁFICOS aqui no Rio de janeiro.

 

Beijos e até mais!

Texto:  Agente  de viagem Joice Lima, equipe Rotina Trip.

Foto: Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário